segunda-feira, 14 de abril de 2014

# Entrevista com Luiz Carlos Molion: Climatologista discorda de relatório da ONU sobre o clima


Clima: Impacto das ações do homem têm sérios resultados locais, porém, sem capacidade de provocar mudanças climáticas globais. Agricultura brasileira nos próximos anos deve passar, entre outras coisas, por adversidades climáticas como temperaturas mais altas, geadas mais severas e maior amplitude térmica.
No dia 30 de março, a ONU divulgou o volume dois do quinto Relatório de Avaliação que traz informações sobre clima. O relatório realizado por pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC - traz previsões para 2100. Essa parte do documento traz detalhes sobre doenças e produção agrícola e aponta um possível aumento da temperatura, prejudicando áreas de cultivo de grãos. Não é o que acredita o climatologista, Luiz Carlos Molion, que enfatiza que os dados sao baseados em um modelo hipotético e que não representam de forma adequada os processos críticos do clima.
Para Molion, o produtor rural não deve levar em consideração esses resultados, já que são baseados em modelos que não reproduzem a situação atual. O climatologista diz que desde 1999 o clima está passando por um processo próximo ao que aconteceu entre os anos de 1946 e 1976, em que o Oceano Pacífico passou por um resfriamento.  Por ocupar 35% da superfície terrestre, a temperatura desse oceano é um fator influente no clima. 
Se comparado com o período anterior em que esse resfriamento aconteceu, é provável que a ocorrência de chuvas diminua, inclusive durante o verão, e passem a ter uma frequência de geadas de inverno maior.  Por outro lado, com temperaturas mais baixas em regiões altas, como no estado de Minas Gerais, o cultivo do café será favorecido. "É preciso tomar cuidado, na pecuária também, porque os invernos serão mais rigorosos se esse clima se repetir parecido com 1946 a 1976", explica o climatologista. 
Em relação as previsões de El Niño para o segundo semestre do ano, Molion acredita que não irá se concretizar, comparando com o período anterior de resfriamento do Oceano Pacífico. 
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=51420#sthash.12g4QwPy.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário