13 de março de 2015 às 22:48 por Josélia Pegorim
No começo de março, o NCEP (National Centers for Environmental Prediction), dos Estados Unidos, anunciou que novo El Niño poderia de formar ainda neste primeiro semestre de 2015. Em menos de um ano, este foi o terceiro anúncio sobre uma possível formação do fenômeno.
O El Niño é um fenômeno de escala global caracterizado por aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico na região entre a Austrália e a costa oeste da América do Sul. Mas para dizermos um El Niño está ocorrendo é preciso que várias condições oceânicas e atmosféricas estejam ocorrendo ao mesmo tempo.
Por enquanto, nem todas as condições estão sendo observadas. Ainda não se pode dizer que estamos tendo um El Niño. Há uma incerteza relativamente grande sobre a formação fenômeno, mas os principais centros estudos climáticos do planeta apontam vários indícios de que este ano a chance do El Niño realmente se formar é maior.
Para o Australian Government Bureau of Meteorology, por enquanto, estamos no estágio “watch”, o que significa uma possibilidade em torno de 50% da formação do fenômeno.
Na conversa entre as meteorologistas Josélia Pegorim e Patricia Madeira, uma das especialistas em previsão climática da Climatempo, você vai saber o estágio atual da evolução do El Niño.
Se vingar, quais os possíveis efeitos do fenômeno na chuva e na temperatura no Brasil no decorrer de 2015? Por quanto tempo o fenômeno poderia atuar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário