segunda-feira, 2 de março de 2015

Mar Vermelho será ligado ao Mar Morto

Jordânia e Israel assinaram acordo para execução do projeto que inclui a construção de uma usina dessalinização em Ácaba e de um sistema de tubos para levar água de um mar ao outro.



São Paulo – Os governos da Jordânia e de Israel assinaram um acordo para execução de um projeto de ligação do Mar Vermelho com o Mar Morto financiado pelo Banco Mundial, segundo informações publicadas quinta-feira (26) pela agência de notícias Reuters. O empreendimento, que vem sendo discutido há anos, inclui a construção de uma usina de dessalinização no Golfo de Ácaba, na costa jordaniana, e de tubulação para levar água do Mar Vermelho ao Mar Morto.
Alexandre Rocha/ANBA 12/11/2009
Usina vai ser construída em Ácaba
De acordo com a Reuters, a água dessalinizada será dividida entre jordanianos, israelenses e palestinos e a água salgada restante, subproduto do processo, vai ser enviada ao Mar Morto por um sistema de tubos de 180 quilômetros. O custo do projeto é estimado em US$ 900 milhões e o prazo previsto para a obra é de três anos.

Além de fornecer água para consumo humano, o empreendimento pretende evitar que o Mar Morto seque. O Mar Morto é na verdade um lago salgado abastecido pelas águas do Rio Jordão.

A Jordânia tem um déficit severo de água doce, segundo a Reuters, e a usina de dessalinização vai produzir pelo menos 80 milhões de metros cúbicos por ano, sendo que metade será adquirida por Israel.

De acordo com a Petra, agência de notícias do governo da Jordânia, o governo do país vai começar a preparar nas próximas semanas estudos e documentos para realizar a licitação da primeira fase do projeto. O ministro de Águas e Irrigação, Hazem Al Nasser, afirmou que a concorrência será realizada este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário