sexta-feira, 13 de março de 2015

Ministro Patrus Ananias abre reunião do Condraf

0  0 
 
 
sexta-feira, 13 Março, 2015 - 09:00
Foto: Albino Oliveira/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, abriu a primeira reunião de 2015 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), nesta quinta-feira (12), destacando a importância do órgão colegiado como principal espaço de diálogo, construção coletiva e participação social do MDA com os movimentos sociais. O encontro, que segue até amanhã (13), busca traçar estratégias para expansão do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) nos níveis estadual e territorial.

“Acho importante esse espaço coletivo. Aqui estão presentes representantes de vários ministérios, o que nos possibilita criar ações integradas com os que compõem o nosso governo. Aqui também estão presentes representantes de entidades e movimentos sociais comprometidos com a luta pela reforma agrária, pela agricultura familiar, com agroecologia e com a produção de alimentos saudáveis”, afirmou o ministro ao realçar que olhares diferentes são fundamentais para se consolidar as prioridades.

Aos participantes, o ministro fez um balanço desses dois primeiros meses de governo em que ouviu diversos movimentos sociais, de variados segmentos. Patrus Ananias reafirmou o compromisso do Condraf e salientou as prioridades do MDA nessa gestão.

“Nós estamos fechando dois objetivos estratégicos. Primeiro estamos determinados a assentar de forma digna todas as famílias acampadas no Brasil. Segundo, darmos aos assentados condições dignas de vida em dois níveis: no nível de produção, contribuindo efetivamente para segurança alimentar do povo brasileiro e no nível de que esses espaços sejam bons para se viver, onde as crianças e os jovens se sintam acolhidos. Integrando programas de educação, cultura, inclusão digital”, ressaltou.

Participação no Plano Plurianual

Durante a tarde, os debates do Condraf foram sobre a participação do conselho na elaboração do próximo Plano Plurianual (PPA), que terá exercício entre 2016 e 2019. O objetivo é incidir nas discussões do PPA, tendo como base o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS).

Segundo a secretária-executiva do MDA, Maria Fernanda Ramos Coelho, a vontade do ministério é incluir cada vez mais o Condraf em decisões estratégicas. “Essa será a tônica que vamos tratar. Queremos o Condraf não só como espaço de diálogo e troca de experiências, mas sim acompanhando efetivamente o desenvolvimento dos nossos objetivos e metas”, apontou.

O Condraf foi convidado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) para integraro Fórum Interconselhos, que ocorrerá em abril, para participar ativamente da construção do Plano Plurianual. “Estamos propondo a participação dos conselhos, que vão receber o texto base do PPA antes do fórum, para aumentar a qualidade do evento. Gostaríamos de contar com a experiência do Condraf, para que o PPA seja um avanço significativo” afirmou Renato Simões, da Secretaria-Geral.
 
Além do Condraf, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) e outros 30 órgãos colegiados também participarão do fórum. Para o secretário do Condraf, Rodrigo Amaral, a iniciativa vai aprofundar a participação popular. “Tivemos um participação grande da sociedade civil na construção de PPAs anteriores, mas há agora um aprofundamento da democracia participativa”, avaliou.
 
Talita Viana e João Paulo Biage
Ascom/ MDA
Assista ao vídeo

- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-patrus-ananias-abre-reuni%C3%A3o-do-condraf#sthash.PeLjGGF9.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário