3 de março de 2015 às 09:43 por César Soares
O ar seco chegou com força sobre as áreas de captação do Sistema Cantareira, pelo segundo dia consecutivo as estações de medição da Sabesp não registraram chuva. Mesmo sem chuva o sistema continua estável. Os demais reservatórios, Alto do Tietê e Guarapiranga, chegaram a registrar uma elevação em relação aos volumes observados na segunda-feira (02).
A economia de água feita pela população e a água vinda dos afluentes também auxiliam em tal estabilidade. Até o momento com volumes de 11,7%, o sistema Cantareira saudou a sua dívida com a 2ª cota da reserva técnica, retirada em 24/10/2014. Para cobrirmos a 1ª cota da reserva técnica é necessário que o volume disponível para consumo alcance 18,5%.
E a previsão ao longo dos próximos dias também não é animadora para as áreas de captação de agua de São Paulo. O forte ar seco impede a formação de grandes nuvens de chuva e a organização de grandes áreas de instabilidade. Até o fim desta semana a tendência é de pouca chuva sobre o Cantareira, Alto do Tietê e Guarapiranga, o que pode afetar diretamente os volumes disponíveis para consumo dos três reservatórios.
A animação com a previsão de chuva até o dia 17 de março, mostra que ao longo da próxima semana a tendência é de mais chuva tanto sobre a Região Metropolitana de São Paulo quanto sobre o sul deMinas Gerais onde ficam as áreas de captação dos principais reservatórios que abastecem a cidade. Os tons em verde representam volumes de chuva que podem atingir os 100mm acumulados, já os tons em laranja indicam acumulados que dificilmente chegam aos 15mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário