terça-feira, 1 de março de 2016

Assentamento do Sertão paraibano ganha Unidade Demonstrativa de Tecelagem de Pano de Prato

Publicado dia 01/03/2016
Vinte famílias receberão cursos de capacitação para desenvolver trabalhos - Foto: Marcos Lima/Cooptera
 
O assentamento Cabano - localizado no município de Diamante, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, a 448 quilômetros da capital João Pessoa -, ganhou uma Unidade Demonstrativa (UD) de Tecelagem de Pano de Prato. A UD, inaugurada no último dia 24 de fevereiro, foi implantada com recursos do Fundo de Incentivo a Produção Agroecológica – FIPA. 
 
O investimento no valor de R$ 40 mil foi utilizado para a construção do galpão de produção e aquisição de máquinas de costura, corte e equipamentos de serigrafia. De início, serão beneficiadas 46 famílias. Do total, 20 famílias receberão cursos de capacitação para desenvolver trabalhos de corte, costura, serigrafia e pinturas em tecidos. 
 
O FIPA Tecelagem de Pano de Prato, foi executado pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), contrata pelo Incra/PB para prestar assistência aos assentamentos, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os recursos são do Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
 
A inauguração foi prestigiada por trabalhadores de vários assentamentos da região, representantes de associações, da Câmara de Vereadores do Município, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Diamante, militantes de movimento social, técnicos da Cooptera e pelo superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Cajú.
 
O presidente da Cooptera, José Roberto, elogiou o nível de organização dos trabalhadores do assentamento Cabano e destacou o compromisso do serviço de ATES com a melhoria de vida dos assentados. “Estamos vendo um retorno concreto de uma demanda da comunidade”, observou Roberto.
 
Para o superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Cajú, a organização da comunidade e o compromisso com o coletivo garantiu os recursos para essa UD. “Os assentados estão de parabéns por aplicar o crédito nesta estrutura de tecelagem. Isso nos enche de orgulho, porque temos a certeza de que esse investimento ajudará muito na complementação da renda familiar dos trabalhadores”, disse Cajú.
 
FIPA
Implantado em setembro de 2015, o Fundo de Incentivo a Produção Agroecológica, tem como foco acompanhar os assentados, prestando assistência técnica para o desenvolvimento sustentável e orgânico da produção de hortaliças. O FIPA também atende a outras demandas de produção, a exemplo de corte e costura, fogão agroecológico, criação de galinhas e renda renascença.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário