terça-feira, 1 de março de 2016

Notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo - Ano IX - nº 76


Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo
Com 47 mil auxílios-doença devidos ao álcool (2014) e 90% das 24.490 mortes por câncer (só) de pulmão causados pelo tabagismo (2013) ao ano, o país não aguenta.Os danos do cigarro, e da bebida alcoólica potencializada pela publicidade de cerveja na TV, dilapidam o patrimônio público de países fragilizados cultural e economicamente como o Brasil.
Neste mês, o SESI trouxe uma grande contribuição à nação ao indicar osprejuízos previdenciários causados ao país pela bebida alcoólicapotencializados pela propaganda de cerveja na TV.
E a morte do mestrando em oncologia por um motorista bêbado que teve uma pena por esse mesmo crime prescrita havia três dias simboliza bem a falta de amor da pátria para com seus filhos ao permitir essa publicidade.
Digno de nota também o ínfimo percentual de arrecadação municipal da fábrica de cigarros da Souza Cruz no RS que fechou as portasapenas 3%. Agora a tabaqueira só possui uma em MG, e a de beneficiamento do tabaco no RS. A notícia escancara, além da baixa empregabilidade da produção, a participação ínfima de arrecadação fiscal dessa indústria, em contrapartida aos estratosféricos prejuízos à Saúde Pública e à Previdência Social. Isso pra deixar de lado a qualidade e a vida dos brasileiros.
Sentimo-nos na obrigação de alertar que os prejuízos atribuídos à indústria do tabaco anualmente no Brasil estão muito subestimados. Os R$ 23,37 bi, segundo membros da Fiocruz/Iecs, são aproximadamente 10 vezes menores do que os estimados na Alemanha, de cerca de 21 bi de euros, calculados pelo governo alemão (em números absolutos considerando-se cada população), porque lá, diferentemente daqui, levam-se em conta os prejuízos previdenciários...
Assim como neste país foram tomadas medidas para acabar com a pensão vitalícia de filhas solteiras de militares em 2000, que representam um custo de R$ 4 bi ao ano relativos às 90 mil (dos 300 mil) pensionistas do sistema previdenciário militar (segundo o jornalista Leandro Narloch no "Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira", Editora Leya, 2015), e extinguiu a aposentadoria integral dos funcionários públicos em 2013, faz-se imperioso acabar com essa farra de indústrias que só querem usar o polêmico direito de livre iniciativa, mas continuar se eximindo da responsabilidade pelas doenças causadas e vidas ceifadas, enquanto o Poder Público nada faz para reverter o próprio prejuízo...
Pedimos ainda licença para comentar que a Min. Rosa Weber, relatora, e o Min. Ricardo levandowski, Presidente, do STF já foram instruídos sobre esses prejuízos econômicos, mas continuam nada fazendo na ADIN nº 4874, que através de uma liminar monocrática mantém nos cigarros substâncias aditivadas proibidas pela ANVISA, ao arrepio da lei consoante manifestação da AGU e do departamento jurídico da AMATA.
Por sinal, a ocorrência de malandragem no STF foi bem explicitada pelo jornalista Felipe Moura Brasil (no caso do rito do impeachment - vídeo no youtube).
Abaixo, notícias do mês sobre o tabagismo e o alcoolismo, das quais destacamos:
a) a pergunta do colunista do Jornal do Comércio, Luiz Guimarães: com o fechamento da fábrica em Cachoeirinha, o Estado do RS será compensado dos polpudos incentivos do Fundopem à Souza Cruz?
b) o vídeo sobre uma carta de uma garotinha a uma marca de bebida alcoólica, que é um verdadeiro soco no estômago da indústria
c) a pregação da ONU (isso mesmo, não é da OMS) por uma "mudança radical de vida" contra o câncer, pois só 10% deste tem origem genética; e
d) o Projeto de Lei do Senado que amplia medidas de combate ao tabagismo, dentre as quais a vedação da exposição dos maços de cigarro nos locais de venda, a padronização das embalagens, e a proibição do uso de substâncias sintéticas e naturais que possam intensificar, modificar ou realçar sabor ou aroma de cigarros ou outros produtos fumígenos (esta última canhestramente suspensa pelo STF como acima citado).  
Boa leitura.
Silvio Tonietto
Diretor-Geral
Pare de Fumar!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"
www.paredefumaragora.com.br

70 mil views no youtube
"30 minutos que valem uma vida"

18/02/2016 - Agência Brasil - Psiquiatra faz um alerta e derruba mitos sobre a definição de alcoolismo. Cerca de 10% da população brasileira sofre com o problema. De acordo com o Psiquiatra Amigo do Alcoólicos Anônimos (AA), Marcos Micelli, a definição de alcoolismo mudou: "A definição mais antiga de que o alcoólico é aquela pessoa que bebe todo dia, já caiu por terra no meio científico, porque o alcoolismo é uma doença de caráter progressivo e que afeta todas as idades, inclusive uma parcela dos bebês, quando a mãe ingere bebida alcoólica durante a gravidez, causando grandes problemas ao feto. O alcoólico é toda pessoa que, independente da ocasião, da dose que tome e da frequência, não pode reduzir ou suprimir o uso de bebida alcoólica, sob pena de entrar em sofrimento"

As notícias, sendo a maioria de mídia impressa, são oriundas, sempre que possível, dos primeiros veículos que as divulguram. Por isso, algumas constam de veículos de língua portuguesa da Europa e da Ásia. Em certos casos, contudo, damos preferência a reportagens cujo conteúdo esteja mais completo ou ideologicamente mais correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário