segunda-feira, 7 Março, 2016 - 17:45
Elas já são maioria. No Brasil, as mulheres representam 51% da população, segundo o último Censo do IBGE. Catorze milhões delas vivem no meio rural. São as ribeirinhas, as extrativistas, as pescadoras artesanais, quilombolas, indígenas, agricultoras e assentadas da reforma agrária que produzem para o abastecimento interno e, assim, contribuem para a segurança alimentar da nação.
“Hoje as mulheres conquistaram espaços que antes não tinham. São donas do próprio destino”. É assim que a assentada Ivone Brilhante, 42 anos, vê as trabalhadoras rurais. No município de Apodi, a 340 quilômetros da capital Natal (RN), ela testemunhou importantes transformações na vida das trabalhadoras rurais.
“Antes nós não tínhamos participação em nenhum canto. No momento em que a mulher começou a buscar o seu lugar, que não é apenas na cozinha ou no cuidado dos filhos, as coisas começaram a mudar. As mulheres têm se libertado, têm saído de casa para participar de uma associação, de uma comissão de mulheres, para ter opinião e dar opinião”, conta.
Nascida no campo, Ivone produz com o marido milho e sorgo para alimentação dos bodes e galinhas que criam. O quintal dela também é produtivo e gera economia para a família. “Produzo hortaliças e feijão para consumo próprio. Quando a gente vê as contas no final do mês, a economia é certa, porque deixamos de comprar determinados alimentos”, diz.
Além da produção rural, a assentada divide o tempo com o Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras da região. “Tudo o que temos hoje vem das nossas lutas. Socialmente, ainda há muito que melhorar para as mulheres, mas é por meio dessas conquistas que vamos ganhando o nosso lugar”, destaca.
Luta e conquista
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e as conquistas do público feminino no meio rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove nos dias 10 e 11 de março, o Seminário de Políticas Públicas para Mulheres Rurais. No encontro, será lançado o livro ‘A Diversidade Produtiva das Mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)’.
Serviço
Seminário de Políticas Públicas para Mulheres Rurais – A Luta das mulheres rurais conquista direitos
Data: 10 e 11 de março de 2016 (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Auditório do Incra – Edifício Palácio do Desenvolvimento, 11º andar – Brasília/DF
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário