quarta-feira, 2 de março de 2016

Modelo de associativo desenvolvido no Rio Grande do Sul poderá ser implantado no Acre

Publicado dia 02/03/2016
Foto: Ascom/AC
A Superintendência Regional do Incra no Acre, integrou delegação oficial organizada pelo governo do Estado, em visita ocorrida no último dia 22 de fevereiro, à Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda-Cosuel, identificada comercialmente como Dália Alimentos. A comitiva, composta por representantes do Incra e do Governo do Estado do Acre esteve na sede da empresa, em Encantado/RS, a fim de conhecer o modelo associativo de produção de suínos e de leite implantado por meio do Projeto Condomínios Robotizados para reproduzir e adequar a experiência de sucesso nos assentamentos do Acre.

A visita foi motivada pelo interesse do Incra e do Governo do Estado em conhecer novos modelos da agricultura familiar que propiciem produção em escala, com redução de custos logísticos e aumento da produtividade, principalmente, para fomentar as cadeias produtivas de peixes, aves, suínos e leite no Acre.
A Cooperativa Cosuel foi criada em 1947 por 387 pequenos agricultores e atualmente possui 4.313 associados, além de 2.361 colaboradores. Além do mercado interno também exporta seus produtos para o Mercosul, continente africano, Hong Kong, Cingapura e Rússia, com faturamento em 2015 de R$ 1,073 bilhão e previsão de atingir R$ 2 bilhões em 2020.

Na Dália, foram recebidos pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, pelo gerente da Divisão Produção Agropecuária (DPA), Igor Weingartner e pelo supervisor do Setor de Gado Leiteiro, Fernando Oliveira de Araújo. Freitas explanou acerca da realidade da cooperativa, organograma, produção, desafios, metas e Weingartner complementou falando a respeito dos sistemas de produção na suinocultura e na bovinocultura leiteira dando ênfase ao condomínio robotizado instalado no município de Nova Bréscia, o primeiro de um total de quatro projetos idênticos.
Organização comunitária

A chave do sucesso da cooperativa está na organização comunitária e gestão profissionalizada, que deve servir de referência para novos projetos coletivos no Acre, observa o superintendente do Incra no Acre Márcio Alécio. Fica evidente que o cooperativismo representa uma grande alternativa de organização para os pequenos produtores, de modo que os resultados são extremamente positivos, com aumento da produção e maior visibilidade dos produtos, agregando qualidade e consolidando a marca no mercado consumidor, destaca o Chefe da Divisão de Obtenção do Incra Jerônimo Stahlhöfer.

À tarde, a delegação fez uma visita pelo condomínio na cidade vizinha a fim de conhecer o arranjo produtivo lá instalado e em funcionamento há quatro meses. “A ideia é apresentar e implantar este modelo aos produtores do nosso Estado, apanhar a expertise da Dália no quesito gestão e replicar para a realidade do Acre, dentro da cadeia leiteira”, comenta o diretor de Projetos Internacionais do governo acriano, Quesnay Lima. O secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e produção Familia (Seaprof), Glenilson Figueiredo ressaltou que a pasta priorizará novos investimentos em empreendimentos coletivos, visando fomentar as principais cadeias produtivas desenvolvidas no Acre.

A comitiva também foi recebida pelo Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul Iberê de Mesquita Orsi, que explanou sobre as principais políticas implementadas pelo governo gaúcho para fortalecimento da agricultura familiar, com destaque para o programa de fornecimento de sementes, denominado troca-troca. O programa contempla a aquisição de sementes de milho e sorgo pelos agricultores familiares, por meio de Sindicatos e Cooperativas, com subsídio do Governo do Estado em 28% e prazo de 4 meses para pagamento das sementes, incentivando a organização comunitária.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/AC
(68) 3214 3076

Nenhum comentário:

Postar um comentário