quarta-feira, 2 de março de 2016

Produtos da reforma agrária ganham espaço em shopping de Aracaju



Publicado dia 02/03/2016
 
A riqueza do artesanato e a qualidade dos alimentos produzidos por 20 assentamentos sergipanos ganham, a partir desta semana, uma nova e importante janela para a comercialização. Isso, porque foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (1), a primeira loja “Produtos da Reforma Agrária”, instalada em um dos maiores centros comerciais de Sergipe, o Shopping RioMar, em Aracaju.
 
Fruto de uma parceria entre o shopping e a Superintendência Regional doIncra em Sergipe, o espaço oferece ao público cerca de 40 diferentes produtos. “Teremos diariamente diversas peças artesanais, como bonecas, panos de prato e toalhas de mesa. Além de um variado catálogo de alimentos, que inclui desde a macaxeira a vácuo, produzida no Sertão, até os bolos, biscoitos e doces das agroindústrias espalhadas pelo estado”, explicou Evelyne Carvalho, membro da equipe de coordenação do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) do Incra.
 
Conquistado por meio de um amplo trabalho de articulação da equipe do Programa de ATES da autarquia federal, o espaço foi aberto a partir de uma iniciativa social do shopping. “O grupo JCPM (que administra o shopping) tem uma janela de compromisso sócio-ambiental e, com um olhar voltado para isso, aproveita a vacância de lojas para abrir espaço a projetos como este, que dialogam com esse perfil social”, comentou Débora Bahia, gerente de marketing e merchandising do Shopping RioMar.
 
Oportunidade
Com duração prevista para dois meses, a loja “Produtos da Reforma Agrária” deverá facilitar o escoamento produtivo dos assentamentos, contribuindo para a ampliação da renda das famílias dos agricultores. “Eu nunca imaginei que um dia pudéssemos ter um espaço em um shopping para vender nossos produtos. Estou feliz demais com a oportunidade de estar aqui, ajudando a representar os assentamentos. Com certeza, é uma abertura que vai ajudar muito no reconhecimento do nosso trabalho”, analisou Zeriane dos Santos, agricultora do assentamento São Sebastião, no município de Pirambu, que oferece no espaço produtos agroindustrializados a base mangaba.
 
Além do fator econômico, a iniciativa inédita da exposição e comercialização de produtos da reforma agrária em um shopping da capital sergipana também joga luz sobre o trabalho realizado nos assentamentos, ressaltando a importância do agricultor familiar. “É, de fato, uma oportunidade especial, porque expõe ao grande público a riqueza do trabalho de milhares de famílias de agricultores assentados. Uma iniciativa que aproxima o consumidor do produtor, ajudando a quebrar preconceitos e a valorizar a reforma agrária”, afirmou André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe.
 
A loja “Produtos da Reforma Agrária” funcionará diariamente, acompanhando o horário de funcionamento do shopping, das 10 horas às 22 horas. O espaço está localizado no primeiro piso, em frente à agência da Caixa Econômica Federal.  
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
ascom@aju.incra.gov.br 
www.facebook.com/incrasergipe
http://www.incra.gov.br/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário