Com o objetivo de fortalecer, difundir e promover o artesanato capixaba, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), lançou nesta quinta-feira (24), o 1º Catálogo do Artesanato Capixaba, no Palácio Anchieta.
O catálogo é uma publicação com 500 páginas contendo toda a iconografia, em textos e fotos, que retratam o dia a dia da cultura do artesanato capixaba. A publicação traz todo o artesanato das 10 microrregiões do Estado. Retrata ainda a etnia e a cultura dos povos.
O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, do diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, e o de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho do Carmo.
“Nosso objetivo é fortalecer, difundir e promover o trabalho dos artesãos capixabas. Além disso, o Catálogo do Artesanato Capixaba é um marco impresso importante para o fortalecimento da identidade do artesanato do Espírito Santo. O artesanato, além de construir uma das mais importantes manifestações culturais do Estado, é uma alternativa de milhares de famílias, que encontram nele a solução para ampliar seus rendimentos e ao mesmo tempo resgatar formas tradicionais de expressão cultural”, destacou Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.
“A criatividade que caracteriza o capixaba, os artesãos em particular, os materiais utilizados e as técnicas empregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a sua identidade e a riqueza da nossa cultura. Toda essa riqueza, aliada aos atrativos naturais e turísticos e a simpatia do nosso povo, atraem e seduzem admiradores do mundo inteiro, transformando-os em consumidores em potencial e colocando o Espírito Santo como exemplo de valorização do trabalho artesanal. O catálogo do artesanato capixaba ficou lindo. Cheio de belas imagens dos belos produtos produzidos pelos nossos artistas” afirmou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho.
A publicação apresenta o trabalho de cerca de 270 artesãos do Espírito Santo entre as mais diversas variedades de produção, como a panela de barro, a cestaria, as rendas de bilro, entre outras manifestações culturais.
“O Catálogo do Artesanato Capixaba é um marco impresso importante para o fortalecimento da identidade do artesanato capixaba. Além disso, é um registro histórico da cultura e tradições do Espírito Santo”, afirmou Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.
O artesanato, além de construir uma das mais importantes manifestações culturais do Estado, é uma alternativa de milhares de famílias, que encontram nele a solução para ampliar seus rendimentos e ao mesmo tempo resgatar formas tradicionais de expressão cultural.
Em todo o Espírito Santo, famílias inteiras vivem da produção e da venda de peças artesanais, muitas delas exportadas para países dos cinco continentes. Além do enorme potencial de multiplicação do trabalho coletivo e solidário, por meio de oficinas e ateliês, o artesanato preserva valores culturais das comunidades e estimula a cidadania de quem participa do processo criativo.
“Queremos reverenciar um trabalho sério, organizado e sedimentado, que tem uma participação essencial no processo de desenvolvimento cultural, econômico e turístico do Estado”, acrescenta Pedro Rigo.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Aderes Thama Boldrini (27) 3636-8572 / 9727-4327 thama.boldrini@aderes.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário