quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Voltar a ouvir é o primeiro passo para a recuperação de um dependente químico

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Comentar Notícia

Por Paulo Zeni*
O primeiro sentido perdido pelo dependente químico é a audição. Ensurdecido pelo desespero da necessidade de se drogar, o dependente químico perde a capacidade de ouvir. Trava uma luta incessante para convencer os outros e a si mesmo de que está tudo bem. Afinal, ele precisa de um discurso convincente, quando seus atos deixam de sê-lo. Depois, nota-se que o dependente químico leva a vida até o último suspiro, mas não pede ajuda.
Começamos a perceber a recuperação de um paciente quando ele passa a escutar mais e falar menos. É a retomada do sentido da audição, quando ele passa a ouvir o que os outros têm a dizer ao invés de debater. Quando deixa de ser o dono da verdade e começa a obedecer aos que lhe mostram a realidade. O próximo passo é o pedido de ajuda.
Aprendi com o Padre Charles Barthes, fundador do extinto Instituto Souza Novaes, que sobriedade é estar livre de substâncias que alteram, de alguma forma, a mente e o humor, e a capacidade de aceitar a si próprio, aos outros e ao mundo como ele é. O missionário canadense me ensinou que o dependente químico demonstra estar em processo de recuperação quando passa a aceitar a sua própria realidade e a sua condição humana.
Recentemente recebemos um grande presente; após dois tratamentos no Novo Mundo, um garoto de 17 anos de idade pediu para se internar novamente, antes que recaísse no uso de crack. Confesso que em 20 anos de experiência, por apenas duas vezes vivenciei algo assim: um dependente químico pedindo ajuda antes de usar. Este jovem acenou o primeiro sinal de recuperação. Ele passou a escutar os outros. Mais do que isso: passou a ouvir àqueles que lhe querem bem e pediu ajuda. Falar, agora, é apenas para dizer não a si mesmo.
No Instituto Novo Mundo nosso trabalho tem por objetivo fortalecer nos dependentes químicos em recuperação os princípios da honestidade, responsabilidade, humildade, mente aberta e boa vontade. É através desses alicerces que o dependente adquire os sensos de humildade e responsabilidade para pedir ajuda.
O Instituto Novo Mundo localiza-se na Estância Turística de Itu - Estrada Cangueri S/N - Chácaras Ypê - Itu/SP
(11) 4013-3691
Diretor terapêutico e administrativo do Instituto Novo Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário