quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Agricultores de Muniz Freire realizam excursão técnica para conhecer propriedades de cafés orgânicos



21/02/2013 - 15h37min


Incaper

Visando à produção sustentável de cafés em Muniz Freire, o Incaper, em parceria com a Prefeitura do município, promoveu uma excursão até Alegre, na última sexta-feira (15).

Cerca de 14 produtores da comunidade de Seio de Abraão, que estão interessados na produção agroecológica e orgânica de café arábica, visitaram a propriedade do Sr. Joaquim Demartini, que fica na localidade de Lagoa Seca, em Alegre, e produz café utilizando como base a agroecologia.

Na ocasião, foi feita uma caminhada pela propriedade do Sr. Joaquim, onde os produtores puderam ver a produção do café arábica consorciado com banana e ingá. “Nesse sistema, além de proteger e melhorar a fertilidade do solo, o produtor ainda conta com outras fontes de renda, como é caso da banana, que é vendida para o PAA e agroindústrias da região”, afirmou o extensionista do Incaper, Leandro Mendel da Cruz.

Ele também comentou que toda a produção é feita sem a aplicação de agrotóxicos, utilizando-se apenas o manejo correto das culturas, o que proporciona um equilíbrio ao sistema, impedindo o surgimento de pragas e doenças que podem causar danos econômicos.

Incentivo à produção agroecológica

Os produtores de Muniz Freire ficaram entusiasmados com o sistema visitado e querem implantar a agroecologia em suas propriedades, mesmo que parcialmente em um primeiro momento. “A comunidade do Seio de Abraão é uma região muito rica em recursos naturais, como água e matas, e precisamos cuidar disso. Ao mesmo tempo, temos que produzir nosso sustento, e esse sistema de produção de café agroecológico nos dará essa oportunidade”, relatou o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Seio de Abraão (ATRUSA), Isael Lúcio.

“A agroecologia está sendo incentivada no município de Muniz Freire e tem tido cada vez mais interessados, principalmente pela maior procura de alimentos mais saudáveis e sem agrotóxicos”, afirmou Leandro Mendel da Cruz. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) também incentivam o produtor a comercializar sua produção a um melhor preço.

O escritório local do Incaper em Muniz Freire tem realizado ações de assistência técnica na área de agroecologia, por meio de reuniões, cursos e visitas aos produtores. A excursão ao município de Alegre foi umas das atividades demandadas pelos próprios produtores em uma reunião na comunidade ocorrida em janeiro deste ano.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário