sábado, 16 de fevereiro de 2013

Asteroide foi golpe final para extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos, diz pesquisa


Novo estudo afirma que impacto do asteroide Chicxulub, que deixou uma imensa cratera no México, e a extinção dos dinossauros não voadores teria ocorrido há 66 milhões de anos.

UOL
Ainda sem provas concretas sobre como os dinossauros desapareceram, uma das teorias mais aceitas é a de que o impacto de um cometa ou asteroide teria sido a causa. Com a nova descoberta, através da análise radiométrica de alta precisão, cientistas americanos puderem identificar que os dois eventos ocorreram em um intervalo de 33 mil anos, o que, segundo eles, prova que o impacto teve função decisiva na extinção. A pesquisa será publicada na revista Science Courtney Sprain
Novo estudo afirma que impacto do asteroide Chicxulub, que deixou uma imensa cratera no México, e a extinção dos dinossauros não voadores teria ocorrido há 66 milhões de anos, em um espaço de apenas 33 mil anos. A pesquisa de cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkley, Holanda e Reino Unido foi publicada na edição de sexta-feira (8) da Science.
As datas são tão próximos, dizem os pesquisadores, que o cometa ou asteroide se não é totalmente responsável pela extinção global, pelo menos deu o golpe mortal para os dinossauros.
"O impacto foi claramente a gota d'água que levou a Terra a mudar", disse Paul Renne, diretor da Berkeley Geochronology Center. "Nós mostramos que esses eventos são sincronizados, o impacto claramente desempenhouum papel importante na extinção, mas, provavelmente, não foi apenas o impacto."
Ainda sem provas concretas sobre como os dinossauros desapareceram, uma das teorias mais aceitas é a de que o impacto de um cometa ou asteroide teria sido a causa. Com a nova descoberta, através da análise radiométrica de alta precisão, cientistas americanos puderem identificar que os dois eventos ocorreram em um intervalo de 33 mil anos, e não mais de 300 mil anos como se pensava antigamente.
Ao analisar os dados, foi possível chegar a uma data mais precisa do impacto do asteroide: 66.038.000 anos atrás, aproximadamente. Alguns centímetros de onde foram encontrados fragmentos do asteroide nas rochas do local, os cientistas detectaram grande quantidade de pólen da época dos dinossauros, o que sugere que a extinção ocorreu há 66.043.000 anos. Considerando os erros estatísticos de ambas análises, a extinção e o impacto podem ter acontecido na mesma época ou em um intervalo de no máximo 33 mil anos.
Pesquisas indicam que ondas frias durante o período Cretáceo começou a estressar o ecossistema da Terra, que era bem adaptado ao clima quente, e que o impacto do asteroide foi decisivo para acabar com este ecossistema.
Uma das causas da variabilidade climática poderia ter sido uma série contínua de erupções vulcânicas na Índia. Renne planeja re-datar essas rochas vulcânicas para obter uma medida mais precisa de sua duração e início em relação à extinção dos dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário