|
13:42 (50 minutos
atrás)
|
|
||
|
Presença no maior evento de alimentos e
bebidas do Oriente Médio reforça a importância do mercado árabe para as
empresas brasileiras
Pelo quinto ano consecutivo, indústrias brasileiras de café
levam seus produtos para a Gulfood, maior evento de alimentos e bebidas do
Oriente Médio e Norte da África, que acontecerá de segunda a quarta-feira da
próxima semana (25 a 28/02) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Participam
desta edição duas empresas paulistas – Agrofood e Cia Cacique – e duas mineiras
– Kaff Café e Fazenda Caeté – todas integrantes do programa de exportação da
Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), realizado em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com Christian Santiago e Silva, promotor comercial do
programa de exportação da ABIC, é cada vez maior o número de empresas do
Oriente Médio que buscam novos negócios para aquisição de café em grão torrado
ou moído, industrializados por empresas brasileiras. “Surpreende porque, mesmo
com a grande concorrência de torrefações locais, que compram matéria-prima no
Brasil, o grão verde, o mercado dispõe de oportunidades para novos estreantes”,
diz o executivo, para quem “a participação da ABIC com o estande Cafés do
Brasil reforça a importância do mercado para as empresas brasileiras”.
Negociar com empresários árabes não é difícil, mas exige atenção
por parte do industrial brasileiro, diz Santiago e Silva. “Em muitos casos, tem
que desenvolver uma relação de confiança e amizade antes de fazer o primeiro
pedido e isso às vezes é um grande problema para aqueles cujo objetivo é ir
logo tirando os pedidos para depois fazer amizade”. Para ele, é preciso que o
empresário brasileiro tenha paciência. “Vale a pena esperar para quebrar essa
barreira porque, em muito casos, a relação comercial fica simples e tão
descomplicada que pedidos grandes são tirados em uma conversa telefônica”.
Nesta edição, o Brasil será homenageado como país parceiro
durante a Gulfood 2013. Ao todo, 45 empresas brasileiras
participarão do evento em um pavilhão organizado conjuntamente pela Apex-Brasil
e seis entidades setoriais, entre elas a ABIC, com apoio da Câmara de Comércio
Árabe Brasileira (CCAB).
Tempo de Comunicação – 21/02/2013
Jorn. Resp: Marília Moreira (MTb 11.381)
- Contato: Eduardo Buitron – edutempocom@uol.com.br
- Fone/fax: (11) 3868-4037
Nenhum comentário:
Postar um comentário