quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cafés do Brasil na Gulfood 2013



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Edu Buitron <edutempocom@gmail.com>
13:42 (50 minutos atrás)
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para Eduardo, Cco:mim
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Presença no maior evento de alimentos e bebidas do Oriente Médio reforça a importância do mercado árabe para as empresas brasileiras

Pelo quinto ano consecutivo, indústrias brasileiras de café levam seus produtos para a Gulfood, maior evento de alimentos e bebidas do Oriente Médio e Norte da África, que acontecerá de segunda a quarta-feira da próxima semana (25 a 28/02) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Participam desta edição duas empresas paulistas – Agrofood e Cia Cacique – e duas mineiras – Kaff Café e Fazenda Caeté – todas integrantes do programa de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com Christian Santiago e Silva, promotor comercial do programa de exportação da ABIC, é cada vez maior o número de empresas do Oriente Médio que buscam novos negócios para aquisição de café em grão torrado ou moído, industrializados por empresas brasileiras. “Surpreende porque, mesmo com a grande concorrência de torrefações locais, que compram matéria-prima no Brasil, o grão verde, o mercado dispõe de oportunidades para novos estreantes”, diz o executivo, para quem “a participação da ABIC com o estande Cafés do Brasil reforça a importância do mercado para as empresas brasileiras”.

Negociar com empresários árabes não é difícil, mas exige atenção por parte do industrial brasileiro, diz Santiago e Silva. “Em muitos casos, tem que desenvolver uma relação de confiança e amizade antes de fazer o primeiro pedido e isso às vezes é um grande problema para aqueles cujo objetivo é ir logo tirando os pedidos para depois fazer amizade”. Para ele, é preciso que o empresário brasileiro tenha paciência. “Vale a pena esperar para quebrar essa barreira porque, em muito casos, a relação comercial fica simples e tão descomplicada que pedidos grandes são tirados em uma conversa telefônica”.

Nesta edição, o Brasil será homenageado como país parceiro durante a Gulfood 2013. Ao todo, 45 empresas brasileiras participarão do evento em um pavilhão organizado conjuntamente pela Apex-Brasil e seis entidades setoriais, entre elas a ABIC, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).

Tempo de Comunicação – 21/02/2013
Jorn. Resp: Marília Moreira (MTb 11.381)
- Contato: Eduardo Buitron – edutempocom@uol.com.br
- Fone/fax: (11) 3868-4037

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