segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Consumo de café cresce na África do Sul


postado em 15/02/2013

O diretor do The Daily Buzz, rede local de cafeterias de luxo, Chris Brown, comenta que na África do Sul, os consumidores de café do país estão cada vez mais preparados para experimentar opções novas e mais sofisticadas. "Estamos vendo uma mudança na cultura local de café – as pessoas estão se tornando mais exigentes e conscientes quando se fala de beber café. Mais consumidores de café tem moedores de grãos em casa e não somente as máquinas de fazer café, o que ilustra a crescente mudança com relação ao hábito de beber café na África do Sul.

Como um país, somos em muitos aspectos ainda uma ‘colônia inglesa’ de consumidores de chá e o consumo generalizado de café especial ainda é novo. Eu diria que ainda estamos alguns anos atrás das principais áreas de consumo de café nos Estados Unidos, no que se refere às nossas tendências de café, às nossas ofertas e ao que estamos abertos a experimentar".

Na África do Sul em 2013, Brown acredita que ainda será visto uma contínua tendência ao apelo saudável da bebida e um aumento no número de diferentes métodos de preparo do café. "Itens como sorvete de iogurte, que são vistos como opções mais saudáveis, tornar-se-ão disponíveis em mais cardápios. Quanto às bebidas de café, alguns dos métodos mais inovadores e teatrais, que trazem os melhores sabores no café bem torrado, começarão a ganhar popularidade. Localmente, café espresso tem dominado os cardápios nas cafeterias especializadas da África do Sul. Entretanto, eu acho que em 2013, veremos mais e mais métodos alternativos de preparo sendo introduzidos".

"Por exemplo, métodos manuais de preparo do café estão se tornando uma opção cada vez mais popular para os entusiastas domésticos e para os baristas de cafeterias também. Você o beberá puro, porque seu sabor é muito bom. Eu acredito que também veremos mais opções de moer os grãos sob demanda, bem como um aumento firme na demanda por café Fair Trade e orgânico, apesar de isso ainda representar somente uma fração do mercado. Finalmente, eu acho que continuaremos vendo algumas das melhores cafeterias independentes criando seus próprios torrefadores no local. Uma combinação de arte, aroma e frescor garantido ajudará a direcionar mais clientes".

Ele disse que Cape Town parece ter se tornado a capital” do café da África do Sul. Comentou também que talvez não colocasse a cidade em uma lista das principais ‘capitais do café’ ainda, mas que definitivamente a cidade tem uma comunidade próspera de café, que é excelente de ver. "Eu acredito que à medida que o tempo passa e os sul-africanos adotarão cada vez mais a cultura do bom café. Cape Town poderá também se tornar conhecida ao redor do mundo por seu café, bem como por suas famosas atrações turísticas".

Tendo treinado na Escola de Café de Londres, Brown, junto com seu irmão Andrew, tem seis cafeterias diferentes na rede The Daily Buzz. Eles estão operacionais desde 2006 e ganharam experiência, tanto na administração de seus negócios, como na previsão do que funcionará ou não com seus clientes.

A reportagem é do Bizcommunity.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

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