sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Democratizar a palavra – Série de rádio aborda a comunicação como direito de todos e todas



 
Adital
Já está disponível o quarto (e último) programa de áudio da série "Democratizar a palavra – A comunicação: um direito de todos e todas” sobre movimentos sociais, comunicação e democracia. O trabalho é desenvolvido pela Agência Latinoamericana de Informação (Alai), com o apoio da Associação Mundial para a Comunicação Cristiana (Wacc).
Neste quarto programa se encontram os seguintes áudios:
1 – O que democratiza os meios de comunicação para as mulheres?
A voz das mulheres segue sendo minoria nos meios de comunicação. Superar esse fato passa pela erradicação da discriminação e dos estereótipos, mas também que as mulheres se apropriem da comunicação e suas ferramentas. (12:05 min)
2 – Mudar as leis de comunicação: lutas sociais no Brasil e Bolívia
Diversos atores sociais do continente têm assumido que garantir o direito à comunicação de toda a cidadania requer mudanças legislativas. Assim, no Brasil foi lançada uma campanha por uma nova Lei de Comunicação; enquanto que na Bolívia, os povos indígenas já conseguiram direitos importantes na Lei de Telecomunicações. (13:52 min)
3 – A comunicação indígena na Colômbia
Comunicadores/as e dirigentes indígenas relatam como se está assumindo o tema da democratização da comunicação dentro de suas organizações. Um acontecimento importante foi a realização do 1° Fórum Nacional de Comunicação Indígena (14:24 min)
4 – Movimentos Sociais e Lei de Comunicação na Argentina
Representantes de organizações sociais contam como a Lei de Meios Audiovisuais favorecerá os povos indígenas e ao campesinato, e que desafios isso implica. (13:32 min)
A proposta é que os programas on-line possam ser baixados ou retransmitidos em emissoras de rádio através do link: http://alainet.org/democ_palabra_audio.php.
Eles também podem ser ouvidos ou baixados na Radioteca:http://radioteca.net/audioseries/democratizar-la-palabra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário