quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Embrapa avalia cultivo de pinhão-manso no Piauí



(Brasília, 06 de fevereiro de 2012) A cerca de 200 km ao norte da capital piauiense, na cidade de Piracuruca, está uma das unidades de observação de pinhão-manso mantidas pela Embrapa Agroenergia e parceiros, por meio do projeto “BRJATROPHA - Pesquisa, desenvolvimento e inovação em pinhão-manso para produção de biodiesel”, parcialmente financiado pela Finep. A área fica na Fazenda Tiracanga, da empresa Carnaúba Agricultura, onde há dois anos os pesquisadores vêm avaliando o comportamento de três genótipos da oleaginosa, em três diferentes sistemas de manejo.
Agora, a parceria com a fazenda será ampliada com a introdução de outros  40 genótipos no local.  O novo plantio foi acertado durante a visita dos pesquisadores Bruno Laviola e Gilmar Santos à propriedade rural, em janeiro.“Nós estamos levando os materiais mais promissores que identificamos em nosso banco ativo de germoplasma para o local, com o objetivo de avaliar o comportamento das plantas nas condições climáticas da região”, diz Laviola.
Além de ampliar a área cultivada com pinhão-manso, a Embrapa Agroenergia vai utilizar a fazenda, que tem cerca de 1.200 hectares cultivados com pinhão-manso, como modelo para estudos socioeconômicos e ambientais. O pesquisador Gilmar Santos explica que “a ideia é estudar em condições reais toda a cadeia de valor da oleaginosa, do plantio à produção de biodiesel”. Levantamentos de custos de produção e de viabilidade econômica estão incluídos nos estudos que serão realizados.
Os pesquisadores também querem fazer a Análise de Ciclo de Vida (ACV) do pinhão-manso cultivado para biocombustíveis. “Realizando o balanço de massa e energia, poderemos medir o impacto ambiental da cadeia produtiva e definir os índices de sustentabilidade   do biodiesel de pinhão-manso comparando-os  aos de outros combustíveis”, explica Gilmar Santos. “Tanto a avaliação socioeconômica quanto a ambiental são interessantes para encontrarmos pontos que devem ser melhorados, temas em que a pesquisa tem que focar na cadeia produtiva para que o balanço final seja positivo”, complementa Laviola.
Investimento
A Fazenda Tiracanga tem plantas de pinhão-manso em idade de um a três anos. “Nossa avaliação deste cultivo é promissora, principalmente quanto à evolução obtida em nossos estudos e testes realizados pelos órgãos institucionais nacionais einternacionais”, diz o diretor da Caranaúba Agricultura, José Américo Ribeiro dos Santos.
A primeira safra de pinhão-manso da Fazenda foi esmagada na Brasil Ecoenergia, empresa coligada à Carnaúba Agricultura instalada no próprio município de Piracuruca. De acordo com José Américo, as avaliações de laboratório mostraram que o óleo é “extraordinário”. A Brasil Ecoenergia já tem planos de ampliar sua atuação, inaugurando uma unidade de produção de biodiesel e bioquerosene.
O diretor-presidente da Carnaúba Agricultura acredita que “a espécie será, em um futuro próximo, a matéria-prima ideal para biocombustíveis, atendendo cada vez mais à demanda exigida pelo mundo”. 
Na opinião do empresário, o trabalho na fazenda tem demonstrado que “a Embrapa Agroenergia tem um compromisso sócio-econômico e ambiental da maior importância para que possamos,em futuro próximo, ter um combustível limpo e eficiente. Se não fosse esse propósito, incentivo e apoio, a Carnaúba já haveria desistido de levar o projeto adiante”.

Assentamento
Durante a visita à Piracuruca, os pesquisadores começaram a discutir um trabalho com pinhão-manso no Assentamento Bela Vista, que fica próximo à Fazenda Tiracanga e abriga 25 famílias. O Ministério do Desenvolvimento Agrário financiará  o projeto, que tem como objetivo criar no local uma nova unidade de observação da oleaginosa, em consórcio com culturas alimentares – milho e feijão. A iniciativa conta também com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão-manso (ABPPM).

Embrapa Agroenergia
Agroenergia: focando em soluções - da biomassa à energia
Internet: www.embrapa.br/cnpae 

Jornalista responsável:
Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Tel: (61) 3448-2264 / 1581



____________________________________________________________________________
Aviso de confidencialidade.

Esta mensagem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal no. 5.851, de 7 de dezembro de 1972, é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equivoco.

Confidentiality note

This message from Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a government company established under Brazilian law (5.851/72), is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you are not the addressee, please send it back, elucidating the failure. 
2 anexos — Baixar todos os anexos  
PinhaoManso_Piaui.jpgPinhaoManso_Piaui.jpg
305K   Visualizar   Compartilhar   Baixar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário