sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EUA e Etiópia se unem para fortalecer comércio e marketing de café



postado há 1 dia atrás

A Bolsa de Commodities da Etiópia (ECX) assinou um Memorandum de Entendimento (MoU) com o Governo dos Estados Unidos, por meio da Agência para Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID), para colaborar com o aumento da qualidade, da rastreabilidade e da comercialização de café.

Sob esse acordo, que foi assinado no Ghion Hotel, o Projeto de Desenvolvimento de Mercados Agrícolas e o Programa de Crescimento Agrícola (AGP-AMDe), da USAID, colaborará com a ECX para melhorar a capacidade dos vendedores e compradores de rastrear a origem do café através de codificação e marcação eletrônica, laboratórios de certificação e classificadores de qualidade do café, aumento do número de cooperativas de produtores e melhoria na eficiência dos armazéns da ECX. Esses esforços conjuntos garantirão a integridade e a negociabilidade do sistema de comércio de café na Etiópia.

A ECX, primeiro mercado moderno na Etiópia, começou sua operação comercial em abril de 2008, com contratos comercializados em café, gergelim, milho, trigo e ervilha. A ECX é um mercado onde os compradores e vendedores se unem para comercializar, baseado em recibos de depósitos, garantia de qualidade, distribuição e pagamentos. É uma bolsa nacional de várias commodities que fornece integridade de mercado, melhoria na eficiência de mercado, garante transparência e permite controle de riscos.

Os Estados Unidos estiveram entre os primeiros doadores que apoiaram o estabelecimento da ECX. A USAID financiou quatro aconselhamentos técnicos e apoiou o Comércio Direto de Especialidade (DST) de café, ligando os pequenos produtores com compradores internacionais, equipamentos de armazéns e o Sistema de Recibo de Depósitos (WRS).

“Estamos extremamente felizes em ver a renovação de nossa cooperação com a ECX”, disse o diretor de missão da USAID Ethiopia, Dennis Weller. “Acreditamos na missão da ECX de ser uma plataforma comercial estruturada para compradores e vendedores resolverem os fundamentos das transações de commodities: qualidade, quantidade, pagamento e entrega”.

“Este Memorandum demonstra nosso compromisso em permitir que pequenos produtores aproveitem os benefícios de seu produto melhorando sua participação direta no sistema comercial da ECX”, disse o diretor executivo da ECX, Anteneh Assefa. “A ECX está fazendo vários esforços para aumentar o número de cooperativas de produtores do atual número de 15; Essa é apenas uma das muitas melhorias que virão com o suporte dessa parceria”.

Sobre isso, a ECX distribuiu 30 vagas para membros que serão disputadas por cooperativas de produtores no próximo leilão, que será realizado dentro de um mês.

A reportagem é do Thereporterethiopia.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário