quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Granja de Farroupilha é referência em criação de Gado Holandês


20/02/2013 03:44


Granja de Farroupilha é referência em criação de Gado Holandês

Foto: Andrea Farias/MDA

Itamar, 43 anos, e Marcos, 45, nasceram e foram criados em propriedade leiteira. A Granja Tang, que carrega o sobrenome da família, foi fundada em 1963, após o pai dos rapazes, Orlando, adquirir uma terra de 14 hectares no município de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Apesar de sempre atuarem no ramo lácteo, em 1994, Itamar e o pai tiveram a ideia de investir na criação apenas de Gado Holandês. Deu tão certo que hoje a Granja Tang se tornou referência.
A granja, Orlando e Itamar (foto) continuam no mesmo espaço. Marcos foi para a faculdade, estudou e se formou médico. Apesar do ofício, ele ainda é um dos proprietários e é muito dedicado ao negócio da família. “Como eu gostava muito de trabalhar na roça, continuei por aqui. O Marcos seguiu outro caminho, mas ele gosta muito das vacas holandesas. Tanto é que ele vem aqui todo final de semana com a mulher e os filhos para trabalhar. E, olha... trabalha muito”, afirma Itamar Tang.
Segundo ele, a formatura de Marcos foi um dos momentos mais felizes para a família. “Ele quis fazer medicina, mas não conseguiu passar numa faculdade pública e teve que estudar em uma particular. Todos os recursos para o estudo dele foram retirados aqui da granja. Essa é uma das nossas conquistas. Foi difícil, mas conseguimos”, comemora.
Marcos é tão apaixonado pela raça que não falta a nenhuma premiação. Ele foi nomeado presidente da Associação do Rio Grande do Sul de Criadores da Gado Holandês. Ele também ajudou financeiramente no início da granja.
A Granja Tang possui 90 vacas holandesas. Dessas, 40 produzem 1,4 mil litros de leite por dia. Toda a produção é comprada pela Cooperativa Santa Clara, situada a 13 km do sítio da família. A cooperativa compra o leite a R$ 0,90, o litro, um preço maior que o determinado pelo mercado, busca o produto todos os dias e ainda fornece a assistência técnica necessária. “Sempre que é necessário, pedimos e eles mandam o técnico. Por exemplo, quando está no período de reprodução, um médico veterinário especializado visita a granja de 15 em 15 dias”, conta Itamar.
A Cooperativa Santa Clara é parceira da Granja Tang desde 1970 e utiliza o leite adquirido em suas especialidades: os queijos finos e maturados.
Genética
Além do leite, a Granja Tang também atua na área geneticista. Para Itamar, a morfologia, que é o estudo da forma de um organismo, é um dos trabalhos mais importantes feitos na fazenda. “A vaca tem que ser funcional e produzir bem. Fizemos um estudo e durante dez anos, todas as vacas que produziam menos de 30 litros no primeiro pasto eram abatidas. Foi um trabalho difícil de fazer, mas necessário”, conta.
O estudo deu resultados comprovados em 2011, quando Tang Raquel Gibson Roy foi eleita a melhor vaca do Brasil. Raquel ganhou, ainda, outros sete prêmios. Em quatro, tirou a maior nota possível. “Nós conseguimos fazer com que uma vaca nossa fosse campeã do concurso leiteiro e campeã na morfologia. Ou seja, foi a grande campeã da raça”, destaca Itamar.
Mesmo tendo perdido Raquel em dezembro de 2012, os prêmios para gados holandeses da Granja Tang continuam. Theruel Ariana Cousteau, por exemplo, já conquistou o título de melhor vaca do Rio Grande do Sul, na Expointer 2011. Na mesma competição, outras componentes do rebanho da granja faturaram o segundo e o terceiro lugar. “A gente dá muita atenção para a morfologia. É, junto com o leite, nossa maior fonte de renda. Já vendemos animais para Minas Gerais e Paraná. O trabalho faz com que apareçam interessados nos animais”, conclui.
Visita do ministro
Durante o Carnaval, a Granja Tang recebeu a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que foi conhecer de perto as politicas públicas do MDA na prática. “É importante estar aqui para ver como nossas ações realmente geram bons resultados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário