segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MST - Jovens camponeses da região Sul terminam curso de formação nas férias



Adital
Um curso voltado para dirigentes da juventude camponesa da Região Sul, promovido para aprofundar as discussões em torno da juventude camponesa e a Reforma Agrária Popular, termina nesta sexta-feira no Instituto de Educação Josué de Castro, no município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul.
Essa é a segunda edição do cursou, que reuniu 71 educandos dos três estados da região por 18 dias.
Os jovens aprofundaram seu conhecimento sobre a história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto (MST), sobre a organização da juventude e seu protagonismo na luta social.
"O curso veio para somar e dar suporte para a militância jovem. Um dos aspectos positivos destacados é a formação política e o entendimento de como compreender a sociedade”, afirma Marconielson Martins, do Paraná.
Para Odimar Franco, de Santa Catarina, o curso contribuiu para sua a construção enquanto militante do movimento.
"O curso desempenha um papel muito importante na formação da juventude, pois somos os atores na continuidade do MST e na construção de uma nova sociedade”, diz Aline, do Rio Grande do Sul.
As aulas tiveram metodologias diversificadas, como seminários, projeção de filmes, debates, leituras entre outras. Foram organizadas também oficinas de batucada, muralismo, stencil, teatro e coral.
A turma também contribuiu em atividades produtivas do instituto, no trabalho da horta, padaria, rádio, administração do mercado, educação infantil e manutenção da escola.
Houve a participação de um grupo de sete jovens da Argentina, de diferentes movimentos sociais, que acompanharam o curso e conheceram a modo como o MST atua na formação da juventude para levar essa experiência para o seu país.
A notícia é da Página do MST, por Revero Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário