quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Oficina orienta sobre editais de cultura negra do Minc, em Cachoeiro





Capacitação é gratuita, e não há necessidade de inscrição prévia
Cachoeiro de Itapemirim recebe na próxima terça-feira (26) uma oficina do Ministério da Cultura (Minc) para apresentação e orientação sobre os novos editais voltados aos criadores e produtores negros. A atividade, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, começa às 14h, na Sala Levino Fanzeres, edifício Bernardino Monteiro. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.
O objetivo é incentivar produtores, artistas e pesquisadores negros a elaborarem e a inscreverem projetos para concorrer a uma série de cinco editais lançados pelo Minc que estão com inscrições abertas até 25 de março. Serão disponibilizados, ao todo, R$ 9 milhões para trabalhos de todo Brasil nos segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica.
Mesmo tendo como foco principal os editais, o encontro é aberto a todos os interessados em adquirir informações e estimular a troca de ideias e parcerias. Outras duas oficinas serão realizadas no Estado neste mês: em Vitória, no dia 27 e em São Mateus, no dia 28, sempre às 14h.
Estão envolvidas nessa iniciativa a Secretaria do Audiovisual do MinC e as instituições vinculadas ao Ministério – Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.

Saiba mais sobre os editais:
- Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual: irá fomentar a produção de até seis obras audiovisuais de curta-metragem com temática livre dirigidos ou produzidos por jovens negros de 18 a 29 anos.
- Prêmio Funarte de Arte Negra: premiação de 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória propostos por autodeclarados pretos ou pardos com experiência no desenvolvimento de atividades voltadas à conservação da cultura africana e/ou realização de trabalhos com temas ligados à experiência social e política da população negra dentro e fora do Brasil.
- Seleção de Projetos para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra: implantação de 27 pontos de leitura em entidades privadas sem fins lucrativos para o desenvolvimento de atividades de mediação de leitura, criação literária, publicação, seleção de acervo e pesquisa por entidades voltadas à preservação da cultura negra.
- Edital de Apoio a Pesquisadores Negros: seleção de projetos de pesquisa para concessão de bolsas, propostos por pesquisadores negros, visando incentivar a produção de trabalhos originais, em território brasileiro, em qualquer uma das áreas e subáreas do conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
- Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros: formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição a fim de produzir publicações de autores brasileiros negros na forma de livros, em meio impresso e/ou digital.
Divulgação_PMCI_Oficina_editais.jpgDivulgação_PMCI_Oficina_editais.jpg
1429K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário