quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Oficina: Terra de Crianças, uma metodologia de educação para o desenvolvimento sustentável



 
Adital
Nestes dias 20, 21 e 22 de fevereiro se realizará a oficina "Terra de Crianças, uma metodologia de educação para o desenvolvimento sustentável” em que parceiros estratégicos, diretores e docentes de Ayacucho, Cusco e Ica serão capacitados em manejo da metodologia Terra de Crianças, como ferramenta para o fortalecimento da educação ambiental, reconhecendo meninos e meninas como agentes de mudanças.A Metodologia Terra das Crianças (TiNi) desenvolve em meninas e meninos conhecimentos, habilidades e valores que os permitem afrontar a problemática ambiental na qual vivemos e, em processo, construir uma cultura de unidade e afeto com o mundo natural. Esta metodologia tem sido reconhecida pela UNESCO no ano de 2012 como uma boa prática de Educação para o desenvolvimento Sustentável para o mundo.
Uma TiNi é um espaço outorgado por adultos às meninas e meninos e jovens, desde meio metro de Terra, onde criam a vida e a biodiversidade e em processo geram bem-estar para eles mesmo, suas famílias e outras pessoas e a natureza. Uma TiNi pode ser implementada por uma menina ou um menino de qualquer condição socioeconômica e cultural; em uma zona urbana ou rural; em casa, na instituição educativa; no bairro ou comunidade; e em diversos ecossistemas. Em uma Instituição Educativa a TiNi serve como ferramenta pedagógica para fortalecer aprendizagens ambientais nos meninos
Esta oficina se moldura no projeto "Meninos e meninas fazem o caminho” implementado por Save the Children e as Instituições sociais Inti Runakunaq Wasin, CODEHICA y MANTHOC que têm como objetivo assegurar os direitos de meninas e meninos a proteção, educação, e saúde em Peru, Bolívia Burkina Faso, Kenia y Nicarágua.
No Peru, o projeto se enfocará em meninos, meninas e adolescentes trabalhadores através da promoção de acesso à educação de qualidade e com um currículo adaptado as suas necessidades, assim como a capacitação vocacional de acordo as ofertas do mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário