segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Suíça ameaça bloquear entrada de imigrantes europeus



Por Assis Moreira | Valor
GENEBRA - O governo da Suíça ameaça limitar a livre circulação de europeus no país, diante do crescente fluxo de espanhóis e outros migrantes do sul da Europa em direção do “eldorado helvético”.
Um dos países mais ricos do mundo e não membro da União Europeia, a Suíça tem acordo com Bruxelas pelo qual até agora limitava basicamente a entrada de cidadãos do Leste Europeu, como Romênia e Bulgária.
Com a crise econômica no continente, porém, o fluxo é cada vez maior de pessoas vindos da Espanha, Itália e Portugal para a Suíça, como em outras épocas de crise. O jornal “Tribune de Genève” fala de ônibus lotados chegando na cidade, numa viagem que se transforma logo em decepção e precariedade.
A zona do euro tem 18 milhões de desempregados. Na Grécia, a taxa de desemprego é de 27%, na Espanha ela chega a 26,6%, em Portugal a 16,3%, na Irlanda a 14,65% e na Itália, a 11,1%, e a tendência é de alta.
Pelos acordos da Suíça com a UE, o país pode acionar uma cláusula de salvaguarda e frear a livre circulação a partir de determinado número de pessoas que entram no país. Mas Bruxelas insiste, por sua vez, que a livre circulação é uma liberdade fundamental.


© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/internacional/2994734/suica-ameaca-bloquear-entrada-de-imigrantes-europeus#ixzz2Jx4fH9rS

Nenhum comentário:

Postar um comentário