terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Walid Jumblatt - QUEM É QUEM NO LÍBANO




Nesta semana no especial "Quem é Quem", nós vamos falar de Walid Jumblatt e sua presença na política do país.

Nascido em 7 de agosto de 1949, é o atual líder do Partido Socialista Progressivo(PSP), fundado pelo seu pai Kamal Jumblatt. Walid Jumblatt é a maior representação para a seita drusa no Líbano.

Pelo seu lado materno, Walid Jumblatt é neto do Príncipe Shakib Arslan, um príncipe libanês do século passado famoso também pelo seu dom de se expressar, tanto na escrita, como na fala.

Mas a família Jumblatt é de origem Síria, mais precisamente da cidade de Aleppo. Apesar disso, diversas vezes Jumblatt contrariou os interesses sírios na política por ter diferentes visões.

Formado na Universidade Americana de Beirute em ciências políticas, e mesmo sendo membro de uma família que sempre possuiu um vínculo forte com a política, Walid Jumblatt não tinha ambições em ingressar na carreira política, mas após o assassinato de seu pai em 1977, Walid se viu obrigado a ocupar o espaço que seu pai deixou no Partido Socialista, e até o ano 2000, ano que morreu o presidente sírio, Hafez al-Assad, Jumblatt era defensor da Síria, mas após o falecimento do presidente ele se mostrou contra a presença Síria no Líbano, e seu poder no país. 

Com essa mudança os partidos pró-Síria não ficaram nada contentes, o Hezbollah e o presidente Emile Lahoud se opuseram a sua decisão e muitos problemas ocorreram entre o ano de 2007 e 2008.

"Os seus combatentes têm feito um bom trabalho desafiando e derrotando o exército israelense, OK, mas a pergunta que fazemos é onde sua lealdade vai: a uma autoridade libanesa forte e central ou direcionado a outro lugar?”disse Jumblatt.

Em 2009 Jumblatt se tornou um membro do parlamento junto à Aliança 14 de março, mas dois anos depois após uma visita à Síria, Walid se tornou aliado da coalisão 8 der março.

Para Jumblatt as tropas da Síria no Líbano ajudaram no cessar da guerra cívil, mas sua presença no Líbano após isso não era justificável, e ao mesmo tempo sempre deixou claro que Israel é um inimigo que devemos nos precaver.

Diferente de seu pai, Jumblatt não tem uma visão tão definida, nem tudo é “preto ou branco”, pois há tonalidades entre ambos.

Suas mudanças de opiniões e posições são reflexos de um Líbano dividido, apesar de atualmente ser a favor das armas do Hezbollah das quais antes se opunha, ele é totalmente contra o Regime Sírio.

Muitos criticam sua postura, pois não define uma posição fixa para sua comunidade, outros o admiram justamente por isso.

Paralelo a sua vida política Jumblatt casou-se duas vezes. Da primeira união com uma mulher jordaniana, teve um filho chamado Taymour, após a separação Jumblatt casou-se pela segunda vez, desta vez,  com uma mulher síria.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute


Read more: http://www.gazetadebeirute.com/2013/02/walid-jumblatt.html#ixzz2M1mCNtrc

Nenhum comentário:

Postar um comentário