terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Líbano um país sírio




Foto- acnurlasamericas-

Cada vez aumenta mais o número de refugiados sírios no Líbano. Segundo o Alto Comissariado das Nações para Refugiados, o número exato de Sírios registrados é de 305.753, mas muitos ainda não possuem registro.

No final de 2012 o número de refugiados era pouco mais de 100 mil, isso significa que nesses últimos três meses o número dos refugiados vindos da Síria cresceu demais, pois a falta de estabilidade, a duração longa da guerra, e o aumento dos locais afetados, foram fatores contribuintes para este grande aumento.

De acordo com um relatório semanal que a ACNUR faz sobre a situação dos refugiados, a maioria, quase 122 mil, estão vivendo no Norte do país, enquanto que quase 100.000 estão no Bekaa, 51 mil estão entre Beirute e Monte Líbano, e os 45 mil restantes no Sul do país.

O  Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Antonio Guterres, afirmou também que o número de refugiados sírios pode passar de um milhão até Junho, e acrescentou que países da Europa também devem abrir as portas assim como fez o Líbano e outros países vizinhos, pois “esta é a crise mais dramática que enfrentamos hoje no mundo”, disse Antonio.

Com a chegada desse número altíssimo, os sírios estão em condições sérissimas, pois o Líbano é um país que não tem muitas expectativas. Em um mundo onde o dinheiro é o principal meio de sobrevivência em uma sociedade, o que os sírios podem fazer não está resolvido, ficar aqui é estar longe do país, mas ainda há país?

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
22-02-2013


Read more: http://www.gazetadebeirute.com/2013/02/libano-um-pais-sirio.html#ixzz2M1kbnIyM

Nenhum comentário:

Postar um comentário