sexta-feira, 8 de março de 2013

Produção de café despencará no México e na América Central



postado há 1 dia atrás

A produção de café na América Central e no México na temporada 2013/14 deverá cair drasticamente, à medida que o grave surto de ferrugem reduz a produção, disse um executivo da Organização Internacional do Café (OIC) nesta quarta-feira.

Ricardo Villanueva, presidente do conselho consultivo para o setor privado da OIC e ex-presidente da associação dos produtores na Guatemala (Anacafé), estimou que a produção 2013/14 na região cairia entre 5 e 7 milhões de sacas de 60 kg.

Para 2012/13, a OIC previu uma produção de 19,7 milhões de sacas para a América Central e o México em seu relatório de dezembro.

Surtos agressivos de ferrugem atingiram as principais regiões produtoras de café na América Central e no México, as quais produzem mais de um quinto do café arábica mundial.

"O dano é tão forte, a ferrugem é tão resistente que os produtos químicos agrícolas que nós usamos não conseguirão resolver a situação pelos próximos dois a três anos", disse ele.

"A única maneira de solucionar a situação é com um novo plantio."

Aproximadamente 70 por cento dos 276 mil hectares guatemaltecos da área plantada com café foram atingidos pelo fungo, o qual ataca as folhas, fazendo com que a planta enfraquecida produza menos.

As informações são da Reuters, adaptadas pelo CaféPoint. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário