sexta-feira, 20 Março, 2015 - 13:00
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu nessa quinta-feira (19), em Brasília (DF), o presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano de Andrade Minchillo. No encontro, foi firmada uma parceria com a Fundação Banco do Brasil em torno de projetos voltados para cooperativas e associações da agricultura familiar.
Também foram debatidos temas como a promoção do desenvolvimento da agricultura familiar e o aumento da produtividade nos assentamentos da reforma agrária. Entre as políticas públicas foram citados o programa Terra Forte, que prevê a modernização de empreendimentos coletivos nos assentamentos da reforma agrária (agroindústrias), e o Ecoforte, que estimula a produção familiar orgânica e de base agroecológica.
Terra Forte
Lançado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o programa é fruto de parceria entre BNDES, Incra, Fundação Banco do Brasil (FBB), Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Banco do Brasil (BB) e Conab. É coordenado pelo Incra e executado pela Fundação Banco do Brasil.
Ecoforte
O programa integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico, que é executado por meio de parceria entre BNDES, FBB, MDA, SG/PR, Conab, Ministério do Meio Ambiente (MMA), MDA e Secretaria de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O programa tem duas linhas. A Ecoforte Redes para fortalecer e a ampliar redes, cooperativas e organizações socioprodutivas e econômicas da agroecologia, extrativismo e produção orgânica. Já a Ecoforte Extrativismo dá apoio à estruturação de empreendimentos econômicos coletivos, visando ao beneficiamento e/ou comercialização de produtos oriundos do uso sustentável da sociobiodiversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário