sexta-feira, 20 Março, 2015 - 14:45
Por meio do Programa Mais Alimentos Internacional do Governo Federal, a República do Senegal recebe a primeira remessa de equipamentos brasileiros voltados para a promoção do desenvolvimento rural e da agricultura familiar do país, situado na parte ocidental da África.
Além de exportar tecnologia brasileira e colaborar com o fortalecimento rural de outros países, o programa estimula significativamente o parque industrial nacional. “O interessante dessa iniciativa é que o Brasil assume o protagonismo, na condição de sétima maior economia do mundo, de uma nova forma de inserção mundial, mais cooperativa e solidária”, afirma o diretor do programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Lucas Ramalho.
O primeiro embarque dos produtos para o Senegal foi realizado nesta semana e a previsão é de que 36 tratores, 30 microtratores e 10 roçadeiras cheguem ao país no início de abril.
Mais Alimentos Internacional
O Mais Alimentos Internacional foi criado pelo Governo Federal em 2010, para financiar a compra de máquinas e equipamentos agrícolas produzidos no Brasil para outros países, em especial os do continente africano e da América Latina e Caribe. Dessa forma, o programa ajuda no combate à fome e no desenvolvimento rural dessas nações. As condições de crédito são facilitadas. Os países têm até 15 anos para pagar os empréstimos, com três anos de carência e juros de 2% ao ano.
O programa conta com a participação de mais de 500 empresas brasileiras, destas, 30 já estão exportando para os países parceiros (Zimbábue, Moçambique, Senegal, Gana, Quênia e Cuba).
Em 2015, o programa ampliará a quantidade de empresas exportadoras e aumentará o número de países participantes, tanto no continente africano quanto na América Latina e Caribe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário