sexta-feira, 13 de março de 2015

Quilombolas participam de oficina de comercialização em São Paulo

0  0 
 
 
sexta-feira, 13 Março, 2015 - 15:45
Foto: DFDA/SP
Agricultores familiares do município de Eldorado, em São Paulo, participam, hoje (13) e amanhã (14), da Oficina de Comercialização para Comunidades Quilombolas, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O encontro vai reunir produtores, cooperativas e associações quilombolas, além de instituições governamentais e não governamentais. O objetivo é discutir os desafios no processo de comercialização da produção quilombola para subsidiar a elaboração de políticas públicas.

O coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, explica que a oficina é realizada em diversos estados e faz parte das ações do Programa Brasil Quilombola (PBQ), do Governo Federal, que reúne um conjunto de ações de vários ministérios.

“Essas ações buscam ampliar e fortalecer cada vez mais a inclusão produtiva nas comunidades quilombolas. Em cada oficina que temos realizado, as lideranças quilombolas têm ficado satisfeitas e têm contribuído para a ampliação do acesso das comunidades aos mercados, principalmente institucionais”, considera o coordenador.

A oficina é fruto de parceria do MDA com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial (Seppir) Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e prefeituras de municípios paulistas.

Comercialização 

A agricultora Nilce Pontes, 35 anos, vive no Quilombo Ribeirão Grande Terra Seca, na Barra do Turvo, município próximo ao local da oficina. Ela será uma das participantes que irá apresentar a experiência com a comercialização de produtos. Casada e mãe de cinco filhos, Nilce conta com a ajuda da família para produzir, entre outros itens, arroz, feijão, banana, cana-de-açúcar, hortaliças e pupunha. “Todo nosso sustento vem da terra. Nós consumimos tudo que cultivamos e comercializamos o restante”, explica.

Os produtos cultivados pela família quilombola são comercializados, desde 2012, a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações. A quilombola também teve acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e conseguiu, com o financiamento, investir na produção de pupunha.

Para Nilce, a iniciativa representa a oportunidade de ampliar a comercialização. “É uma forma de fazer com que as comunidades conheçam melhor o programa e, que ao mesmo tempo, tenham informação sobre outras políticas que podemos acessar”, afirma a agricultora.


Aline Dias
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/quilombolas-participam-de-oficina-de-comercializa%C3%A7%C3%A3o-em-s%C3%A3o-paulo#sthash.JcM2ptPv.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário