sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

HISTÓRIAS DA VIDA...


Nas viagens que faço para obter material jornalístico para o Jornal do Campo, encontro homens e mulheres, com histórias e ações que nos faz refletir e pensar. Mas na vida fora do trabalho também encontro historias interessantes. Ficar com elas somente para mim seria puro egoísmo. Abaixo registro e divido quatro.
1- Produtores da região do Caparaó neste ano está experimentando o plantio comercial do morango em parceria com a empresa Peterfrut. Juarez Ferreira, que mora na comunidade de Santa Clara, Iúna, sua esposa Iná e seus filhos Diego e Alex encararam o desafio de preparar um plantio com cinco pés, que já estão colhendo. Perguntei se já dava para fazer uma avaliação do plantio. Juarez me disse: Mansur, se final da safra eu não ganhar nada, digo que valeu a pena. Ali foi minha faculdade, onde eu e minha família aprendemos como caminhar para a diversificação da nossa renda.
2- Charles Lotfi é mineiro de origem libanesa, que conheci enquanto buscava pessoas interessadas na imigração libanesa para o Brasil. Depois de anos nos encontramos em Belo Horizonte, em reunião da Confederação de Entidades Libanesas no Brasil. Ao me apresentar, Charles Lotfi, registrou: agora eu acredito que você existe. O brimo Charles é uma figura humana inigualável, um líder nacional da nossa colônia, a quem sempre reverencio.
3- Logo após a inauguração Shopping Vitoria, em 1993, encontrei com Américo Buaiz, acionista majoritário, comentei que havia achado interessante o seu discurso, quando registrou que inaugurava um centro comercial que era o que havia de mais moderno e que seu pai Alexandre, imigrante libanês, quando chegou fazia o comercio da forma mais primitiva, a troca ou o escambo. Era o sangue fenício aproveitando a oportunidade.
4- Quando a estrada que liga Rio Novo do Sul a Belém, Vargem Alta, estava sendo feita, o agricultor João Batista Martins e a comunidade de Cachoeirinha, imaginaram completá-la de forma diferente, plantando 2,5 mil ipês (branco, rosa, roxo e amarelo) no trecho de 13 quilômetros. Hoje a estrada facilita a vida de muita gente na região. Alguns ipês já floriram, mas nos próximos meses os moradores da região terão imagens maravilhosas, os ipês vão florir com mais intensidade. Com o tempo teremos uma estrada que vai atrair turistas e mostrar que ainda existe espaço para a inteligência.
As quatro histórias mostram que quem convive com os personagens citados, não pode reclamar da vida. Tem de agradecer. É o que eu faço sempre.
  ronaldmansur@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário