terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CAFÉ NO ESPIRITO SANTO EM 2011 segundo a Conab



A produção total de café (arábica e conilon) do estado do Espírito Santo, de acordo com a quarta pesquisa de campo realizada durante o mês de novembro 2011, indica um volume de 11.573 mil sacas do produto beneficiado. O resultado representa um crescimento de 14,1% sobre a produção de 10.147 mil sacas produzidas em 2010.
Desse total, 3.079 mil sacas (26,6%), de café arábica e 8.494 mil sacas (73,4%) foram para o café conilon, oriundas de um parque cafeeiro em produção de 452.527 hectares. A pesquisa indica uma produtividade média de 30,33 sacas por hectare de café conilon e de 17,85 sacas de arábica, resultando em uma produtividade estadual, ponderando as duas espécies, conilon e arábica, em 25,57 sacas por hectare.
CAFÉ CONILON
As condições climáticas favoráveis, sobretudo, na fase de enchimento de grãos (janeiro-março- 2011), a renovação do parque cafeeiro via adoção de novas tecnologias, e a recuperação dos preços, foram fatores que contribuíram para que esta estimativa superasse as anteriores.
O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, contribuindo com 75,0% da produção nacional. As lavouras capixabas têm sido renovadas com variedades superiores e tecnologias, o que pode contribuir ainda mais para o incremento na produção e melhoria na qualidade do produto.
A campanha da melhoria da qualidade, que visa, sobretudo, conscientizar os produtores a utilizarem corretamente as modernas práticas de colheita, secagem e beneficiamento, aliado à melhor remuneração de venda dos cafés conilon de qualidade superior, trouxe ganhos satisfatórios de produtividade.
CAFÉ ÁRABICA
Para a atual safra a produção está estimada em 3.079 mil sacas, 10,03% superior à produção da safra 2010-11 que foi de 2.792 mil sacas. Estes dados mostram o potencial das lavouras, mesmo em um ano de bi-anualidade.
Os cafeicultores do Espírito Santo tem aderido ao Programa de Renovação e Revigoramento de lavouras (Programa Renovar Arábica), que consiste, sobretudo na adoção de boas práticas agrícolas, o que colabora para o incremento da produção.
Cabe registrar, que o parque cafeeiro de arábica apresenta potencial para aumento significativo da produção, com necessidade de renovação, uma vez que em média encontra-se envelhecido.
A produtividade média atual é de 17,85 sacas hectare. Muitos produtores tem se inserido no programa de melhoria da qualidade final do produto e tem recebido prêmios bastante satisfatórios na comercialização de café superiores.
Texto da previsão de safra Conab- Companhia Nacional de Abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário