A unidade do município de Cariacica da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo ( Ceasa/ES) registrou o cadastro de 3.500 produtores rurais, desde a implantação em julho de 2010, do novo modelo de carteira, com foto e a identificação do produtor, facilitando o acesso ao sistema para consulta das informações dos produtos que ele comercializa.
A medida também contribui para garantir o espaço dentro da unidade, e a emissão da folha de Romaneio – documento que informa a variedade, a quantidade de produtos e em qual local encontrá-lo. A nova carteira é feita de PVC, permitindo maior durabilidade.
Segundo o gerente de Mercado, Rogério Pimentel Terra, é importante que todos tenham essa carteira de identificação porque ela garante a autorização da comercialização dentro da Ceasa/ES. “Através dela o produtor pode comercializar no período das 4 às 17 horas, e conseguimos reservar um local, no módulo, ou na pedra como chamamos. Além disso, facilita a contagem dos produtos. Pelo cadastro conseguimos saber a quantidade que os produtores trazem de seus municípios. A antiga tinha validade de um ano e a nova é de dois anos”, afirma.
O produtor Adolfo Germano Schram, de Santa Leopoldina, disse que a carteira não é danificada com facilidade, como a que existia anteriormente. “Essa é bem melhor, ela não rasga e o tempo de dois anos de validade também ajuda muito”, conta Adolfo que comercializa repolho, inhame, laranja, entre outros produtos há 30 anos e aprovou a medida.
Como obter:
Para se cadastrar basta o produtor ir ao Incaper do seu município e solicitar uma visita para avaliação e emissão do Atestado do Produtor, com o número do Incra e outras informações referentes à sua propriedade. Após obter a certidão, ele deverá ir à Gerência de Mercado da Ceasa/ES com uma cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência e um atestado de parceria (caso o nome da propriedade não seja do solicitante). Feito o cadastro ou a atualização dos dados, a carteira sai em 15 minutos e é gratuita. O produtor com 60 anos de idade, já cadastrado na Ceasa/ES, não precisa do atestado do Incaper.
A medida também contribui para garantir o espaço dentro da unidade, e a emissão da folha de Romaneio – documento que informa a variedade, a quantidade de produtos e em qual local encontrá-lo. A nova carteira é feita de PVC, permitindo maior durabilidade.
Segundo o gerente de Mercado, Rogério Pimentel Terra, é importante que todos tenham essa carteira de identificação porque ela garante a autorização da comercialização dentro da Ceasa/ES. “Através dela o produtor pode comercializar no período das 4 às 17 horas, e conseguimos reservar um local, no módulo, ou na pedra como chamamos. Além disso, facilita a contagem dos produtos. Pelo cadastro conseguimos saber a quantidade que os produtores trazem de seus municípios. A antiga tinha validade de um ano e a nova é de dois anos”, afirma.
O produtor Adolfo Germano Schram, de Santa Leopoldina, disse que a carteira não é danificada com facilidade, como a que existia anteriormente. “Essa é bem melhor, ela não rasga e o tempo de dois anos de validade também ajuda muito”, conta Adolfo que comercializa repolho, inhame, laranja, entre outros produtos há 30 anos e aprovou a medida.
Como obter:
Para se cadastrar basta o produtor ir ao Incaper do seu município e solicitar uma visita para avaliação e emissão do Atestado do Produtor, com o número do Incra e outras informações referentes à sua propriedade. Após obter a certidão, ele deverá ir à Gerência de Mercado da Ceasa/ES com uma cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência e um atestado de parceria (caso o nome da propriedade não seja do solicitante). Feito o cadastro ou a atualização dos dados, a carteira sai em 15 minutos e é gratuita. O produtor com 60 anos de idade, já cadastrado na Ceasa/ES, não precisa do atestado do Incaper.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Ceasa/ES Rainã Jacobsen Maier Tel: (27 )3136-2321/ (27) 9963-7287 comunicacao@ceasa.es.gov.br www.ceasa.es.gov.br
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