A Escola João Bley, localizada em Castelo, realizará até o mês de setembro uma série de palestras por meio do “Projeto Meio Ambiente - Formação Ecológica para um Futuro Sustentável”, com os alunos do curso técnico em Meio Ambiente. Nesta terça-feira (08), às 20h30min, a temática “Importância da Reciclagem” dará sequência ao evento, que teve início em abril.
Quem compartilhará conhecimento com os jovens é o biólogo Marcelo Cruz. Entre os pontos a serem destacados por ele estão os meios para reaproveitamento do lixo e a importância da coleta seletiva nos centros urbanos.
“A reciclagem contribui para a diminuição significativa da degradação do solo, da água e do ar. Muitas indústrias reciclam seus materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades”, frisou o coordenador do curso, Carlos Moacir Colodete.
As palestras são realizadas uma vez por semana na própria unidade de ensino ou no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo. Órgãos ambientais que atuam no Espírito Santo, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), disponibilizaram profissionais para orientar os estudantes.
“O objetivo é formar cidadãos conscientes e preocupados com os problemas ligados ao meio ambiente. Proporcionar conhecimento e motivações que lhes permitam trabalhar coletivamente para resolver problemas atuais e futuros”, enfatizou o coordenador.
Como forma de motivar ainda mais a ideia, a cada encontro são feitos sorteios de brindes, como bolsas ecológicas, bonés e passaportes para o Parque Estadual Mata das Flores, situado no município.
Além disso, ao final do projeto será realizado um seminário com apresentações de banners feitos pelos alunos sob a orientação de seus respectivos professores. As premiações envolvem medalhas para os três primeiros grupos ganhadores e uma viagem ao Parque Estadual Forno Grande, também localizado em Castelo. O passeio ecológico será guiado por profissionais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
“Quanto maior for o desempenho e diferencial nas temáticas, mais chances as equipes têm de ganhar. Para isso é preciso trabalhar duro, usar diversos suportes de pesquisa e ter foco para alcançar a conquista”, incentivou o coordenador.
A estimativa é que aproximadamente 900 pessoas participem do evento, entre professores do curso técnico em Segurança do Trabalho, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensinos regulares, além de representantes da Superintendência regional de Cachoeiro de Itapemirim e comunidade civil.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário