No dia 14 de maio, data oficial do início da colheita do café conilon no Espírito Santo, será realizadoum evento técnico e festivo no município de Vila Valério. Para comemorar os avanços naprodutividade e, sobretudo, na qualidade do café, o Governo do Espírito Santo, por meio daSecretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba dePesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), irá reunir os produtores, e diferentesparceiros da cadeia do café, para lançar a sexta edição da campanha para a melhoria da qualidadedo conilon capixaba.
Durante a solenidade, que reunirá cerca de 600 pessoas - inclusive o secretário da Agricultura, EnioBergoli, e o diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo - serão reafirmados os 10mandamentos para produção do conilon com qualidade. O evento, que terá início às 9 horas, seráfinalizado com a colheita simbólica de café na propriedade do Senhor Atílio Penitente, na localidadede Sete Quadras, em Vila Valério, um dos municípios produtores de conilon no Estado.
De acordo com o pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o café é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, sendo responsável por43% do valor bruto da produção capixaba. “O destaque do café conilon no Estado, no cenário econômico e social, se deve, principalmente, aos resultados das pesquisas científicas e transferência de tecnologias aos produtores rurais feitas pelo Incaper e parceiros ao longo dos anos, visando,sobretudo, ao aumento na produtividade. O desafio agora é melhorar a qualidade desse produto”, afirmou Romário. Ele também lembrou que parte do café produzido no Espírito Santo é exportado e, para manter e ampliar a inserção do café no mercado internacional, é imprescindível a melhoriada qualidade final do produto.
Campanha pela qualidade do café
Há seis anos consecutivos, o Incaper realiza, com parceiros, a campanha para produção de café conilon de qualidade. A ação consiste na realização de um conjunto de atividades que visam capacitar, e conscientizar, o cafeicultor sobre a importância de produzir qualidade e as formas para alcançá-la. “Houve um aumento muito significativo na produção do conilon, mas as estruturas de colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento ainda são insuficientes para garantir a qualidade final do produto. O café, para ser superior, necessita de apresentar aroma, sabor adequado e ser produzido de maneira sustentável. É nesse sentido que direcionamos a campanha”, afirmou Romário Gava Ferrão.Entre as principais ações da campanha pela qualidade do conilon estão o adequado planejamento e gestão das atividades associadas à produção; a melhoria das estruturas da colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento; a capacitação permanente dos técnicos e dos cafeicultores; a transferência de tecnologia aos produtores; implementação de salas de provas para classificação do café e concursos de qualidade.
Além disso, o Incaper elaborou os dez mandamentos para produzir café conilon com qualidade, que consistem em indicações técnicas para orientar os produtores. Entre elas, destaca-se a recomendação de iniciar a colheita quando mais de 80% dos frutos estiverem maduros e procedimentos específicos para a secagem do produto, como a manutenção da temperatura de, no máximo de 60°C, na massa do café, quando utilizar o secador mecânico.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Luciana Silvestre comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Nenhum comentário:
Postar um comentário