quarta-feira, 16 de maio de 2012

“Quando nós bebemos café, as idéias marcham como um exército.” (Honoré de Balzac)

“Quando nós bebemos café, as idéias marcham como um exército.” (Honoré de Balzac)

Carlos Souza
15/5/2012 02:21:00

Professor Carlos Souza explica conceito de Café & Negócios
 

Por questões de agenda, conforto e praticidade, tenho trocado alguns “almoços de negócios” por “Empreendedores Cafés de Negócios”. É simples: marco reuniões ás vezes em boas padarias, ao final da tarde, para conversar com meus clientes e parceiros sobre projetos, vendas e andamento de trabalhos ou mesmo fazer um Coffee Business (Painéis, Workshops e mini-palestras). Hoje, existem bons estabelecimentos onde se pode sentar, ficar à vontade ou até mesmo alugarmos para reuniões e workshops.Na saída, se a reunião for numa padaria ainda compro o francesinho para levar para casa.

Acredito que o café tenha algum fascínio e aumente nossa capacidade de Empreendedor. Bem, não foi por acaso que um pastor da Etiópia (África) chamado Kaldi notou que suas cabras ficavam mais espertas quando comiam as frutinhas vermelhas de um determinado arbusto, e resolveu experimentar, e percebeu que o deixava mais ativo para o trabalho.

Sabendo disso um monge das proximidades usou como infusão para ver se conseguia ficar acordado à noite para rezar e conseguiu, isso ocorreu no século VI. Desde então a descoberta estava feita, e começou assim pelo Oriente até chegar a Pérsia.Os primeiros a torrar os grãos foram os árabes que espalharam pelo mundo, e deram o nome de Kahwah, que quer dizer na língua deles força.

Foi graças aos holandeses que o café ficou conhecido no mundo, isso ocorreu no século XVII, ele foi consumido inicialmente como remédio para vários males. A partir desse século o café passou a ser uma bebida.

No Brasil, o café chegou em 1727, por Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, a desculpa era que teria vindo para resolver questões de fronteiras, mas acredita-se que tinha interesse do governo em algumas sementes plantadas na região de grande valor comercial.O café colonial começava a ser um aglutinador social, e desde cedo começava sua trajetória no mundo dos negócios.

O Empreendedor “Café de Negócios”, ou Café&Negócios, é um ambiente de companheirismo familiar e informal entre executivos, comerciantes e profissionais liberais, conduzido por espontâneas conversas entre os participantes.Nada de pedidos demorados, complicações com cardápio e exibições de EGOS na escolha de vinhos como acontece nos almoços de negócios.Os negócios fluem muito melhor num ambiente de interação e pacto social que as bebidas quentes propiciam.

É claro que vamos convidar interessados em dividir suas experiências e de alguma forma trazer informações de interesse para a classe empresarial.Apesar do caráter inusitado, muito dessas reuniões já acontecem com sucesso no Brasil, porém alguns muito formais para estas reuniões, terão uma certa dose de desconfiança em tratar de seus negócios em padarias ou mesmo academias. Mas acredito que, se convidados, muitos adorariam.

O conceito de academias e principalmente de padaria mudou muito nos últimos tempos, algumas se transformaram em verdadeiros centros de negócios e, conforme a cidade abriga diferentes tipos de atividades: cafeteria, pizzaria, revistaria, loja de conveniência, pequenos restaurantes, tem acessibilidade para web, estacionamento com manobristas e funcionamento 24 horas. Se duvidar, vendem até pãozinho francês. E nos cafés das academias a “malhação” é sobre os concorrentes!

PALESTRAS E WORKSHOP’S

Nestas reuniões onde os interlocutores não se conhecem bem, a conversa precisa esquentar um pouco, antes de entrar no assunto principal. Nas ocasiões, conversa-se sobre tudo: família, futebol, esportes, hobbies, empresas e um pouco de si mesmo.Sempre um tema proposto e um convidado palestrante que poderá trazer novas e importantes informações.Desta forma, e sob a coordenação de um empreendedor o Café& Negócio é com certeza um grande sucesso!Os Empreendedores interessados entre em contato com suas Associações Comerciais, caso ainda não participem do Café&Negócios, escrevam para painelmediacom@gmail.com ou entre no meu blog. E lembre-se: a palavra “companheiro” é originária de “cum panis” - aquele que reparte o pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário