quarta-feira, 16 de maio de 2012

Seag investe para aumentar padrão genético do gado leiteiro

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) vai adquirir, e repassar a 300 pequenos produtores que trabalham com gado de leite de todas as regiões do Estado, 21,6 mil doses de sêmen sexado de touros puros, e provados, de raças leiteiras.

O investimento na ordem de R$ 1,14 milhão faz parte das ações da Secretaria, dentro do Programa Capixaba de Melhoramento Genético do Gado de Leite em Propriedades Familiares. O objetivo é aumentar a qualidade dos animais oriundos da pequena produção. O projeto será conduzido em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES).

O lançamento da ação será nesta quinta-feira (17), às 8 horas, na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, durante o Encontro de Produtores de Leite.

Para participar, o produtor familiar deverá se inscrever nas cooperativas em que é filiado. Caso não esteja associado ao sistema cooperativista, o pequeno produtor interessado poderá recorrer ao escritório do Incaper no município em que está localizada a propriedade rural, à ACPGLES e a uma cooperativa de laticínios.

Cada produtor poderá inscrever até 12 vacas para participar do projeto, que terá duração de três anos. Em cada ano, os animais serão inseminados com as doses repassadas pela Seag. Este trabalho será desenvolvido por técnicos capacitados. Ao produtor caberá arcar apenas com os custos parciais da inseminação, fixados previamente a R$ 15.00 por dose recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário