segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Carona pela São Paulo árabe



Passeio oferecido pela empresa Carona Cultural levará turistas para conhecer locais árabes na capital paulista no dia 13 de novembro. Catedral Ortodoxa e Mesquita Brasil (foto) estão no roteiro.
Isaura Danielisaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Que tal tirar um dia, no meio da semana, para conhecer a face árabe da capital paulista? Essa é a proposta da Carona Cultural, empresa que oferece roteiros culturais no estado de São Paulo e promoverá um passeio, no dia 13 de novembro, para mostrar alguns dos locais mais árabes da cidade. Os participantes passarão pela Catedral Ortodoxa, Sala Árabe do Club Homs, loja e fábrica de alimentos árabes Maxifour, além da Mesquita Brasil.

Divulgação 
Catedral Ortodoxa integra roteiro
A protagonista desta história é Andréa Curi Bauab, que é descendente de libaneses e abriu a Carona Cultural no ano passado. A empresa oferece mensalmente um roteiro na capital paulista e um no interior, além de passeios regulares a peças de teatro, concertos, exposições ou programação do gênero. A agenda árabe foi montada pela primeira vez, explica Bauab, que acredita que atrairá muitos descendentes de árabes para o roteiro.

Nos passeios da Carona Cultural os turistas normalmente são buscados em suas residências – ou nos hotéis em que estiverem hospedados – e são acompanhados por guias que contam sobre a história de cada um dos locais. No caso do roteiro árabe haverá um especialista no tema que conduzirá o grupo na Catedral Ortodoxa, e nos demais pontos haverá explicações dos profissionais que trabalham em cada um dos locais, como Maxifour e Club Homs.

A Catedral Ortodoxa fica na região do Paraíso e foi fundada pela comunidade de sírios e libaneses no intuito de atender as famílias que imigraram para o Brasil e não encontraram aqui como seguir a sua religião. A Sala Árabe do Club Homs mantém móveis, instrumentos musicais e objetos árabes, o Maxifour é uma empresa que fabrica e comercializa alimentos árabes no Brasil e a Mesquita Brasil é um templo de muçulmanos, que no Brasil são de origem árabe em sua maioria. O almoço do grupo será na Casa Líbano, que serve comida árabe halal, ou seja, preparada de acordo com preceitos islâmicos.

Divulgação 
Andréa Curi Bauab: neta de libaneses
A dona da Carona Cultural afirma que não gosta de repetir os passeios e coloca novidades na programação todos os meses, mas talvez faça um segundo roteiro árabe já que muitas pessoas não poderão acompanhar o primeiro por ser durante a semana. A outra visita de novembro, na Carona Cultural, é a Porto Feliz, município com cerca de 50 mil habitantes na margem esquerda do rio Tietê. A empresa já promoveu visita a destinos diversos, como a templos budistas, à casa do pintor Fúlvio Pennacchi e à Casa de Vidro da arquiteta Lina Bo Bardi.

Bauab abriu a Carona Cultural depois de um ano sabático, feito em 2010. Graduada em Letras como Intérprete para o Inglês, ela trabalhou como secretária executiva, depois com exportação e no mercado financeiro, onde ficou em um período de 14 anos. A empresária, no entanto, sempre teve interesse pela área cultural e ajudava, inclusive, seu pai, que foi secretário da Cultura de Jaú, a selecionar peças de teatro para levar para a cidade. Foi assim, sempre dando dicas culturais para conhecidos, que ela criou o empreendimento.

Serviço

Passeio árabe
Dia 13 de novembro
Programação: das 10 às 17 horas
Na capital paulista

Carona Cultural
Site: www.facebook.com/caronacultural
Telefones: +55 (11) 9 9867-4409 e +55 (11) 3088-0269
Email: andrea@caronacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário