sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RS: Câmara Setorial discute Estruturação da Cadeia do leite



postado há 1 dia atrás

O coordenador da Câmara Setorial do Leite, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Milton Cunha, e o consultor Oreno Ardêmio Heineck, realizaram visita nesta terça-feira (29) à unidade da Fazenda Vila Nova LBR - Lácteos Brasil.

Constituído por 18 unidades de industrialização de leite no Brasil, localizadas em diversos Estados, o Grupo gera 5.000 empregos diretos, possui dezenas de milhares de produtores diretos que fornecem matéria prima e está presente no mercado com dez marcas de produtos derivados do leite.

Um dos objetivos da visita foi conhecer o Programa Desenvolve Produtor LBR, que foi apresentado por Antônio Carlos Lima Junior e Everton Carbone, dirigentes da empresa. O programa trabalha com temas de grande importância na cadeia produtiva do leite junto aos produtores e transportadores, como tecnologia, conhecimento, infraestrutura (de forma ampla), comunicação e remuneração.

Durante o encontro também foram discutidas as ações governamentais de estruturação da cadeia do leite gaúcho , que visam sua organização e desenvolvimento, e que estão na fase final de elaboração na Câmara Setorial. São elas: - Fundo Setorial do Leite- Fundoleite; - Instituto Gaúcho do Leite- IGL; - Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do RS - Mais Leite, e o Projeto Mais Leite de Qualidade, de incentivo ao uso de resfriadores de expansão direta e de ordenhadeiras.

A LBR manifestou sua concordância com os trabalhos, apresentou sugestões, colocou-se à disposição para participar das discussões temáticas finais e ser um dos instrumentos da sua implantação. Segundo Antônio Carlos Lima Júnior "precisamos gerar leite com volume para irmos suprindo a atual ociosidade do parque fabril gaúcho, mas cuidando que o produto tenha qualidades intrínsecas, obtidas através de tecnologias na genética e alimentação, que ajudem as laticínios a maximizar os resultados e a satisfação do consumidor nos derivados lácteos obtidos", finalizou.

De acordo com o coordenador da Câmara Setorial do Leite do RS, João Milton Cunha, o Secretário Mainardi tem orientado para que se busque trabalhar de forma integrada com as demais Secretarias e todos os elos da cadeia produtiva - "o Programa Agroindustrial Leite integra a relação de programas prioritários do atual Governo", conclui o Secretário.

A matéria é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário