quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Brasileiro bebe um café curto por dia




O consumo de café do brasileiro no ano passado superou o recorde de 1965
Consumo anual no país equivale a meia xícara de café para cada habitante; preferência pela bebida no Brasil só é menor que nos EUA

Curto ou cheio? Você certamente já ouviu essa indagação quando foi pedir um cafezinho para um atendente na cafeteria de sua preferência. Pois segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), cada brasileiro bebeu no ano passado o equivalente a uma xícara de café curto todos os dias. Foram 83 litros para cada habitante no ano. Um consumo maior só havia acontecido no Brasil em 1965.

"Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida, adicionando ao café filtrado consumido nos lares também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações", disse a Abic. Segundo maior consumidor global atrás dos Estados Unidos, o consumo de café no país cresceu 2,1% no ano passado e deve aumentar 3% em 2013, de acordo com previsão entidade.
"O crescimento deve ser impulsionado pelas expectativas de retomada do vigor da economia brasileira e pelo aumento do poder de compra especialmente das classes B, C e D, com destaque para o aumento da renda e do consumo no Nordeste e no Centro-Oeste", disse a entidade em nota.
Mas o preço dos produtos – que incluem os grãos e o café torrado – devem aumentar em 2013. A projeção é que os consumidores paguem pela alta da matéria-prima registrada em 2011 que as empresas não repassaram para toda a cadeia, informa a Abic.


Nenhum comentário:

Postar um comentário