quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Manifestação de impactados pela Vale é realizada em Santa Rita, no Maranhão



 
Adital
Na manhã da última terça-feira, 5 de fevereiro, teve início uma manifestação popular no município de Santa Rita, localizado a 85 quilômetros de São Luís, às margens da BR – 135. Organizada por moradores do município, a manifestação contou com a participação de comunidades vizinhas como Retiro São João da Mata, Mata dos Pires, Companhia, Sítio do Meio, Cariongo, Carionguinho, Oiteiro dos Pires e Vaca Morta, todas situadas próximas a Estrada de Ferro Carajás, em concessão à empresa Vale.
Nos últimos tempos as obras de duplicação da estrada de ferro têm se acelerado. Após um embargo judicial que parou a obra durante 45 dias, uma licença de instalação foi dada pelo IBAMA à Vale em novembro passado, autorizando a duplicação de mais de 700km de trilhos.
De acordo com uma moradora presente no local, a reivindicação principal é pela construção de um viaduto para facilitar a passagem de pessoas e veículos sobre a estrada de ferro e diminuir os riscos de acidentes. "A Vale vem prometendo construir esse viaduto desde 2009, e até agora nada. Somos parte de diversas comunidades que precisam atravessar a ferrovia com segurança. Já não aguentamos mais esperar”, afirmou.
Os moradores ainda ressaltaram os impactos ao meio ambiente causados pelas obras. "Nossos igarapés estão sendo entupidos impossibilitando o sustento de centenas de famílias. Sofremos com a poluição provocada pelo minério de ferro transportado sem cobertura nos vagões que se dispersa pelo ar causando problemas respiratórios, com a poluição sonora devido à frequência da passagem de trens, há casa nas comunidades que estão rachadas devido à trepidação das locomotivas e nossas estradas estão sendo destruídas devido aos carros pesados que agora circulam frequentemente em nossas estradas”, relatam os moradores em uma proposta enviada à Vale.
"Fechamos a estrada que dá acesso ao canteiro de obras, mais especificamente no povoado Carionguinho e a partir de agora nenhuma máquina vai passar por aqui”, afirmou uma moradora, ainda nas primeiras horas da manhã de terça feira.
Durante a tarde de terça (5), o clima ficou tenso quando um engenheiro da Vale esteve com os manifestantes e apresentou uma "declaração de intenções”, com um cronograma de trabalho. De acordo com esse cronograma o viaduto só estaria pronto daqui a dois anos. "Um papel desse aqui, não adianta nada", disse um morador. "Inclusive, ano passado eles trouxeram um papel desse igualzinho", prosseguiu.
O movimento foi pacífico. São mais de 200 pessoas que protestam não só contra a falta de um viaduto no município, mas contra todos os impactos mencionados. Foram três dias de protesto e os manifestantes montaram acampamentos improvisados e levaram comida para o local.
A notícia é da Justiça nos Trilhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário