quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Organizações da sociedade civil formam aliança pela Transparência



 
Adital
15 organizações sociais anunciaram na quarta-feira, 6 de fevereiro, o estabelecimento da Aliança pela Transparência (AporT), que possui como objetivo o desenvolvimento e incentivo de uma agenda nacional de promoção da transparência, e constitui um esforço conjunto em favor da eficiência do Estado e da luta contra a corrupção.
Sandino Asturias, diretor do Centro de Estudos da Guatemala (CEG), disse que um dos desafios é conseguir que o tema da transparência seja uma política de Estado que transcenda os governos e agendas partidaristas e ideológicas.
"Esta nova iniciativa cidadã reúne diferentes grupos sociais, inclusive com posicionamentos opostos em alguns temas, mas todos convergentes no esforço nacional pela transparência”, disse Renzo Rosal, da Universidade Rafael Landívar, uma das entidades que fazem parte da AporT.
A Aliança é integrada pela Ação Cidadã (AC), Associação de Investigação e Estudos Sociais (Asíes), Centro de Ação Legal, Ambiental e Social da Guatemala (Calas) e Centro de Estudos da Guatemala (CEG).
À lista se agregam também o Centro de Investigações Econômicas Nacionais (CIEN), Centro Internacional para Investigações em Direitos Humanos (Ciidh), Congresso Transparente.org, Grupo de Apoio Mútuo (GAM), Guatemala Visivel e Instituto Centro-americano de Estudos Fiscais (Icefi).
Também se uniram à causa a Associação, Desenvolvimento, Organização, Serviços e Estudos Socioculturais (Doses), Instituto de Investigação e Análise Independente da Guatemala (Inaig), movimento Cívico Nacional (MCN) e a Rede Nacional pela Integridade. A formação é um impulso da Aliança pela Transparência e conta com o apoio do Projeto Transparência e Integridade da Agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional (USAID).
Fonte: CEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário