![](http://www.adital.com.br/site/images/semfoto.png)
Adital
O governo venezuelano, através da pasta do Poder Popular para a Comunicação e Informação (Minci), divulgou hoje (15) as primeiras fotos do mandatário da Venezuela, Hugo Chávez Frías, que há dois meses se submeteu a uma nova intervenção cirúrgica em Havana, Cuba. Nas fotos, Chávez aparece com suas duas filhas, lendo o jornal Granma e com aparência saudável, ao contrário do que alguns periódicos de oposição vêm noticiando.
As fotos foram enviadas a diversos veículos de comunicação, juntamente com comunicados oficiais do governo do país venezuelano. Além disso, em cadeia de rádio e tevê nacionais, o representante da pasta, Ernesto Villegas, reforçou que o estado de saúde melhora, mas ainda necessita cuidados.
Villegas acrescentou que Hugo Chávez se encontra consciente e com estreita comunicação com sua equipe de governo, estando – mesmo que à distância – à frente de seus deveres como presidente eleito legitimamente pelo povo.
Estado de saúde
O comunicado informa que o presidente está com suas faculdades intelectuais estáveis. Cita, ainda, a complicação respiratória decorrente da cirurgia que o impediu de estar presente na solenidade de posse em janeiro passado.
"A infecção respiratória surgida no curso do pós-operatório foi controlada, ainda que persista um certo grau de insuficiência. Dada esta circunstância, que está sendo devidamente tratada, atualmente o Comandante Chávez apresenta respiração através de cânula traqueal, que dificulta temporariamente a fala”, afirmou o comunicado.
Agradecimentos
O comunicado agradece a todo o apoio do povo venezuelano que vem manifestando total apoio e solidariedade à recuperação da saúde de presidente Chávez. "Esta atitude exemplar do povo venezuelano confirma que se trata, em efeito, do mesmo povo admirável que lutou com nosso libertador Simón Bolívar pela da causa da Independência”, afirmou se referindo ao Bicentenário da Campanha Admirável.
Os agradecimentos se estenderam, ainda, para Fidel Castro, o presidente cubano, Raúl Castro e à equipe médica.
Contexto
No dia 11 de dezembro do ano passado, o presidente Hugo Chávez voltou a Havana, Cuba, para se submeter a mais uma cirurgia para tratar de um câncer na região pélvica. Eleito com quase 54% dos votos no último pleito em outubro, o mandatário não esteve presente na posse marcada para janeiro, o que gerou polêmica entre os opositores. Mas uma decisão da Corte Suprema, ele poderá tomar posse por tempo indeterminado e seu mandato é vigente até 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário