sexta-feira, 8 de março de 2013

Peña Nieto: cem dias esperando verdadeiros avanços de direitos humanos


07.03.13
 - México

 
Adital
A ponto de se cumprirem cem dias de seu mandato, as poucas medidas que o presidente Enrique Peña Nieto tomou em matéria de direitos humanos simplesmente não estão à altura da gravidade da situação que o México atravessa."Existem preocupantes sinais de que este governo não está dando prioridade suficiente à proteção dos direitos humanos. A nova administração deve romper com as promessas vazias da anterior em matéria de direitos humanos e terminar com a impunidade dos abusos”, disse Javier Zúñiga, assessor especial da Anistia Internacional.
Em dezembro passado, o secretário geral da Anistia Internacional escreveu ao novo presidente mexicano para pedir uma atuação imediata sobre diversos problemas graves. Até a data não houve uma resposta significativa.
A organização pedia uma mudança radical na política de segurança pública que garantisse o fim de graves abusos, tais como a tortura, os maus tratos e as desaparições forçadas, e que seus autores fossem levados à justiça.
Peña Nieto se comprometeu a aplicar as recomendações formuladas pelo Comitê contra a Tortura da ONU em novembro de 2012, mas até agora há poucos indícios de que tenha tomado as medidas necessárias.
Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário