domingo, 24 de abril de 2016

Colunista acusa Correio da Paraíba de censura e deixa jornal depois de 15 anos


     
Jornalista e professor do departamento de comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar não é mais colunista do Correio da Paraíba, impresso com sede na capital João Pessoa. Depois de aproximadamente 15 anos colaborando com o veículo de comunicação, o profissional deixou a publicação nesta semana, com direito a acusação de censura.
De acordo com o site Polêmica Paraíba, que teve o conteúdo endossado por Vilar no Facebook, o responsável pela coluna ‘Caleidoscópio Midiático’ recebeu na segunda-feira, 18, e-mail da chefia do jornal, informando que o texto enviado pelo articulista não seria veiculado na edição de terça-feira por conter material de cunho político, segundo avaliação do jornal, sendo que a seção dedicada ao colunista estaria reservada para a parte cultural.
colunista-acusa-correio-da-paraiba-de-censura-e-deixa-jornal-depois-de-15-anosO jornalista Lúcio Vilar (Imagem: Divulgação)A alegação não convenceu o jornalista e acadêmico. “Não sejamos ingênuos; esse comunicado tem outro nome: censura. Até porque não recebi nenhum comunicado anterior da Editoria Geral de que não poderia falar de política. Aliás, conceber jornalismo cultural dissociado da política é um equívoco completo, sem falar do fato de que uma coluna é sempre a expressão última da opinião do colunista”, avaliou o colunista, conforme divulgado pelo Polêmica Paraíba.
Intitulada de “Deu no New York Times”, o texto produzido por Vilar - barrado pela direção do Correio da Paraíba - repercute que veículos de comunicação do exterior se posicionaram contra o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Como exemplos, ele menciona o jornal inglês The Guardian, o espanhol El País, o alemão Der Spiegel e rede de TV americana CNN.
“‘Dilma, que foi reeleita em 2014 por quatro anos, está sendo responsabilizada pela crise econômica do país e pelas revelações das investigações de corrupção que envolve a classe política brasileira’, disse o jornal que já havia reiterado em matéria anterior a conduta de honestidade da presidenta da República”, enfatiza parte do texto vetado de Vilar. Até o momento, o Correio da Paraíba não se posicionou sobre o veto à coluna e as críticas do colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário