quinta-feira, 28 de abril de 2016

Jornal de Brasília dispensa mais de 10 profissionais. Sindicato critica “demissão em massa”

Na segunda-feira, 25, o Jornal de Brasília demitiu 15 dos 30 profissionais que atuavam em sua redação. Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a denúncia sobre as dispensas foi feita pelo canal da ouvidoria da entidade, que cobrou esclarecimentos e criticou a “demissão em massa”.
jornal-de-brasilia-dispensa-mais-de-10-profissionais-sindicato-critica-demissao-em-massaJornal dispensa 15 profissionais e sindicato cobra esclarecimentos (Imagem: Divulgação)“O Sindicato repudia a decisão da empresa, que se configura como mais um caso de demissão em massa. Não são os trabalhadores que devem pagar a conta dos problemas econômicos das empresas, uma vez que estes são os responsáveis pelo bem mais precioso do veículo: a informação”, declarou o SJPDF.
A entidade informou que vai entrar com ação questionando as demissões e colocou seu departamento jurídico à disposição dos trabalhadores dispensados para esta e outras ações relativas a irregularidades no veículo.
Na última semana, a direção do jornal foi procurada para esclarecer se o boato de que ocorreriam demissões era verídico e qual era o motivo dos desligamentos. Sem resposta, o sindicato soube, na segunda-feira, que os jornalistas foram despedidos. Até a tarde de terça-feira, 26, a entidade entrou em contato com o setor de recursos humanos do veículo pelo menos cinco vezes, mas não obteve resposta e não conseguiu falar com os responsáveis pelos cortes.
Em comunicado, o SJPDF alerta que as demissões são “desrespeito com os trabalhadores ao retirar seu sustento e não reconhecer sua contribuição para a história do veículo. E trazem prejuízo para quem fica na redação, já que estes profissionais enfrentam, cada vez mais, sobrecarga de trabalho, jornadas excessivas e acúmulo de funções”. A diretoria da entidade lembrou que as consequências também são desastrosas para o jornalismo como um todo, pois a redução de equipe interfere na qualidade da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário