segunda-feira, 4 de abril de 2016

Globo cai no Panama Papers. UOL e Estadão escondem.


ScreenHunter_17 Apr. 04 19.27
Quem descobriu primeiro foi o blog Amigos do Presidente Lula, cujo post transcrevo abaixo.
Um jornal holandês publicou matéria sobre o Panamá Papers, com várias referências à Globo.
Um amigo holandês que eu consultei, leu a reportagem, e me disse que ela fala em muitos anos de operações financeiras irregulares, através de paraísos fiscais, para pagar os direitos da Taça Libertadores da América. Parece que eram mais de 16 milhões de euros por ano, transferidos para uma offshore no Panamá, para que transferisse à empresa que intermediava os direitos do campeonato.
Um modus operandi muito similar ao que denunciamos sobre a sonegação da Globo em relação aos direitos da Copa de 2002.
Parece que a Globo vem a mesma coisa há muitos anos.
Agora que temos um ministro da Justiça, seria o caso de abrir uma nova investigação na Polícia Federal, mas tocado pela parte não golpista da PF, claro.
O link original da reportagem está aqui.
A Brigada Herzog irá traduzir a reportagem. Se você conhecer alguém que sabe holandês e quiser colaborar, envie um email para brigadaherzog@protonmail.com.
Os jornalistas brasileiros com acesso aos Panamá Papers são da turma do golpe, só querem usá-los para blindar a Lava Jato, num momento em que a operação sofre denúncias sérias de cometer todo o tipo de crime e ilegalidades.
***
Panamá papers: Banco Holandês investiga lavagem de dinheiro em contratos com a TV Globo.
Os jornalistas investigativos holandeses que se debruçam sobre os arquivos do Panamá vazados da Mossack e Fonseca descobriram o que o jornalista Fernando Rodrigues "ainda não enxergou" no Brasil:
A TV Globo está citada na investigação de lavagem de dinheiro do De Nederlandsche Bank.
O texto está em holandês e a tradução automática não fica bem compreensível. Mas vamos começar a divulgar dentro do espírito do jornalismo colaborativo dos blogs que levaram à descoberta da mansão em Paraty - que a TV Globo não noticia - comprada também no esquema da Mossack Fonseca.
Pelo que deu para entender, trata-se de empresas offshores de fachada que intermediaram propinas para cartolas de futebol pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América negociados com a TV Globo.
Segundo a notícia, os investigadores não veem lógica na intermediação dos direitos de transmissão feitos com a Globo, através de uma empresa que parece ser de fachada.
Esse assunto já está em investigação pelo FBI nos Estados Unidos mas o Panamá Papers parece confirmar alguns fatos e trazer novos elementos à investigação.
Algumas empresas citadas:
Torneos & Traffic Sports Marketing BV (T&TSM, empresa que assinou contrato com a TV Globo)
Valente Corp. (empresa offshore panamenha).
Arcos Bussiness (Empresa nas Ilhas Virgens Britânicas).
Spoart Promoções e Empreend. Artíticos e Esportivos Ltda. (Empresa brasileira de familiares de José Margulies, investigado no caso Fifa).
Em tempo: O Fernando Rodrigues também "não viu" os donos da mansão em Paraty até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário