terça-feira, 3 de maio de 2016

Pequenos produtores temem retrocesso no Plano Safra da Agricultura Familiar


Posted: 03 May 2016 11:28 AM PDT
Os pequenos produtores, que participaram nesta terça-feira (3) do lançamento do novo Plano Safra, no Palácio do Planalto, manifestaram preocupação com o risco de retrocesso na política rural da agricultura familiar, caso avance o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Nossa preocupação é que outro governo não atenda a agricultura familiar”, disse o produtor rural Manoel José de Faria, assentado da reforma agrária de São Pedro, em Unaí (MG). “O plano safra é uma garantia que temos para plantar milho, feijão, arroz, e que serve para ajudar a mexer com leite. Se a gente não tiver recurso para trabalhar e manter nossa família na zona rural, a cidade só vai encher. Esse recurso é importante para quem está na roça”, afirmou.
Nesta terça, a presidenta anunciou crédito recorde de R$ 30 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017. Os financiamentos serão ofertados ao pequeno produtor rural a juros entre 0,5% e 5,5%, abaixo da inflação e do juro básico da economia. Os recursos poderão ser usados para o custeio do plantio e investimentos nas pequenas propriedades rurais e assentamentos.
A representante da União Nacional das Cooperativas Solidárias e da Articulação Nacional de Agroecologia, Generosa de Oliveira, destacou que a oferta de crédito subsidiado para a agricultura familiar está chegando a todos: ao pequeno produtor, comunidades quilombolas e indígenas, entre outros. E que isso corre o risco de se perder em eventual mudança de governo. Generosa de Oliveira teme mudanças.
A preocupação é que pessoas que não têm o menor envolvimento e preocupação com a sociedade civil venham a destruir tudo aquilo que levamos anos e anos para construir”.
Além de crédito a juros subsidiados para custeio e investimento, o plano safra possui medidas que visam ao avanço da reforma agrária, programa de compra garantida de alimentos, seguro agrícola familiar, apoio a cooperativas de produção, ajuda para famílias de produtores rurais afetados pela estiagem e ações na área do microcrédito.
Se não fosse esse plano a gente não tinha condições de plantar e colher, e graças a Deus hoje temos o pão de cada dia porque temos essa prioridade. A agricultura está sendo amparada por esse governo”, disse a produtora rural do assentamento São Cristóvão (MG), Ivanildes Ferreira de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário