quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CHS Alternativo lança plataforma de combate à exploração sexual infanto-juvenil



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Apesar de a Lei nº28251 - contra o abuso e a exploração sexual, ter sido promulgada em 2004 no Peru, a exploração sexual infanto-juvenil continua sendo um problema no país. Para ajudar a enfrentar essa problemática, a organização Capital Humano e Social (CHS) Alternativo lançou uma plataforma educativa que reúne informações sobre a chamada ‘Exploração sexual de meninos, meninas e adolescentes’ (ESNNA, por sua sigla em espanhol).
O objetivo desta plataforma virtual é difundir conhecimento especializado com um enfoque multidisciplinário e promover o debate sobre o assunto. Através do canal, a entidade explica como funciona a cadeia de exploração sexual infantil, quem são as vítimas, os exploradores e quem são as pessoas que buscam consumir este "serviço” e explorar sexualmente crianças.
A plataforma também esclarece os principais mitos sobre a ESNNA. Um dos pontos que mais precisam ser explicados é que não existe prostituição infantil, e sim a exploração de menores para fins de comércio sexual.
O canal é dirigido para especialistas, professores e demais pessoas interessadas na questão, que podem contribuir enviando trabalhos para o portal. Os/as interessados/as devem se comunicar pelo e-mail:comunicaciones@chsalternativo.org.
ESNNA
A Exploração sexual de crianças e adolescentes é um problema que viola os direitos humanos fundamentais da infância e adolescência, já que força menores de idade a exercerem alguma atividade sexual ilegal, prostituição, ou exploram sua imagem em materiais ou espetáculos pornográficos.
CHS Alternativo entende que é preciso exigir uma atuação mais incisiva dos setores jurídicos e políticos, sensibilizar a sociedade para o problema e combater a demanda dos usuários das redes de exploração infantil para se alcançar o fim da ESNNA.
Para conhecer a plataforma, acesse: http://www.explotacionsexualenperu.com/ ou
http://chsalternativo.org/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário