terça-feira, 29 de janeiro de 2013

“Você sente orgulho de ser brasileiro?”, pergunta jornalista em documentário



Adalberto Piotto lança trailer do documentário “Orgulho de ser brasileiro”. Produção, que conta com declarações de personalidades do país, mostra as divergências de opiniões sobre a real situação do Brasil. A obra tem o intuito de discutir os problemas e qualidades da nação
O jornalista Adalberto Piotto publicou na última quinta-feira, 17, o trailer do documentário “Orgulho de ser brasileiro”, produção na qual está dedicado há menos de um ano. No material de 3’46’’ disponibilizado nosite oficial do filme e no Youtube, a pergunta relacionada ao título (você sente orgulho de ser brasileiro?) é o destaque e contrapõe pontos positivos do país com negativos.
O crescimento econômico por um lado, a poluição dos rios e a desigualdade social do outro. Com esse contraste, Piotto demonstra parte do longa metragem que tem previsão para ser lançado em março. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os músicos – e irmãos – Simoninha e Max de Castro, a ex-senadora Marina Silva, o médico Adib Jatene e o escritor Ferréz estão na lista de 16 entrevistados pela produção.
Ao Comunique-se, Piotto conta que a ideia de produzir o material surgiu juntamente com a percepção de que o Brasil virou a “bola da vez” no cenário mundial. Com isso, espera estimular o debate sobre a situação da nação. O jornalista e, agora, documentarista revela que o tema da “internacionalização” do país lhe chamou a atenção. Além do conteúdo, ele destaca o fato de que a produção será disponibilizada com legendas em cinco idiomas. O trailer conta com textos em inglês e a “versão inclusiva”, em português.
Créditos
No filme, o jornalista, que deixou o quadro de âncoras da CBN em novembro de 2011, assina a direção, a produção executiva, o roteiro e o argumento original. Ao lado de Edu Felistoque, também é creditado em fotografia conceitual. Com parceria de Gabriel Leão e Thaís Zanoni, ele aparece como editor de texto. Ao todo, mais de 30 profissionais trabalharam na realização do documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário